Grupo Media Capital regista prejuízo no 1º trimestre
O grupo que é dono da TVI e da Rádio Comercial, registou um prejuízo de 955 mil euros entre Janeiro e Março deste ano. Fonte oficial da empresa disse ao CM que o grupo pretende encerrar 2012 com um lucro entre os 15 e os 20 milhões de euros.
Apesar da queda de 25% nas receitas, para 40 milhões de euros, com uma descida de 19% nos proveitos com publicidade, a mesma fonte adianta que estes números estão “dentro do orçamento” e que os accionistas, a Prisa e Miguel Pais do Amaral, “estão satisfeitos” com o trabalho feito, nomeadamente na redução de custos, que caíram 28%, para os 38,7 milhões. A estratégia para o resto do ano passa por “melhorar os proveitos” e manter a redução de custos, nomeadamente com cortes na grelha e pela não renovação de contratos temporários de trabalho.
Segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), as receitas publicitárias do grupo dono da TVI totalizaram 25,3 milhões de euros, menos 19 por cento no que nos primeiros três meses do ano passado.
Entre Janeiro e Março, os custos operacionais recuaram 23 por cento, “como resultado dos menores proveitos nos segmentos de produção audiovisual e entretenimento mas também dos ganhos de eficiência que têm vindo a ser obtidos nos diversos segmentos de actividade e centralmente”.
A área de televisão continua a ser a mais importante do grupo, e atingiu uma facturação de 29,5 milhões (queda de 17%). Esta foi motivada, sobretudo, pela diminuição de 22% nas receitas publicitárias, que representaram 21,8 milhões de euros. As receitas da área de produção audiovisual diminuíram 20%, para 15,3 milhões, enquanto que na rádio a queda foi de 11%, para cerca de três milhões. Na área de entretenimento, as quebras atingem os 69%, com receitas totais de 1,1 milhões de euros. No final de Março o grupo tinha uma dívida liquida de 119,1 milhões de euros, uma subida de 13,2 milhões face a Dezembro.
O grupo Media Capital afirma, no comunicado, que a TVI “continuou a liderar as audiências de televisão por larga margem” e a TVI24 foi “renovada e o posicionamento reforçado, atingindo números recorde de audiência desde a sua criação”. Na rádio, o conjunto das rádios do grupo Media Capital atingiu o nível de audiência “mais alto de sempre: 20,1 por cento”.
O grupo Media Capital detém a TVI, TVI24 e TVI Internacional, a Rádio Comercial, a M80, a CidadeFM, a StarFM, a Best Rock, a VodafoneFM, o site de rádio online Cotonete e a Media Capital Multimédia. O grupo está também presente em negócios relacionados com o sector de media, tais como a produção de conteúdos para televisão, assegurada pela multinacional Plural Entertainment, a edição discográfica e realização de eventos musicais e culturais (Farol) e a distribuição de direitos cinematográficos (Castello Lopes Multimédia).
Comente esta notícia