Empate inédito na semifinal da Eurovisão
Pela primeira vez no Festival Eurovisão da Canção, aconteceu um empate na 10º posição da semifinal, ou seja, o último lugar que garante uma passagem à final. Para além disso, também houve uma grande diferença de opiniões entre os votos do público e do júri.
Segundo o site FestivaisTV, que cita o site oficial do ESC 2012, as regras apontam que o desempate deve ser feito a favor da canção que tenha recolhido votos do maior número de países, porém após a aplicação desta regra as canções continuaram empatadas e só através da metodologia de quem recebeu maior número de 12 votos, 10, 8... se apurou o 10º país finalista.
O site adianta ainda que no momento de contabilizar os televotos e o os votos do júri houve convergência de opiniões entre estes em apenas 6 canções, nas outras 4 houve uma total divergência. Assim, passaram 2 músicas à final graças ao júri e outras duas por decisão dos telespetadores.
Os resultados gerais só serão conhecidos esta noite, depois da grande final, que vai para o ar às 20h00 na RTP1, comentada por Pedro Granger. Só aí, se saberá quais os países em causa.
Comente esta notícia