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Auditoria ao sistema de audiências televisivas concluído em Junho


Está escolhida a empresa que irá levar a cabo a auditoria externa e independente ao sistema de medição de audiências da GfK. Trata-se de Pricewaterhouse Coopers; Associados (PwC), informa um comunicado da Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM).

A decisão, acrescenta este organismo, foi tomada por todos os associados da CAEM, ou seja, Associação Portuguesa de Anunciantes, a APAME, Associação Portuguesa de Agências de Meios, a RTP, a SIC, a TVI, a Zon e a PT.

“Estima-se que os trabalhos decorrerão durante os próximos dois meses sendo esperado o relatório final no final de Junho do corrente ano”, pode ler-se ainda no mesmo documento.

Recorde-se que o pedido de auditoria, ao novo sistema de medição de audiências televisivas, partiu da RTP, devido à perda significativa da sua audiência quando comparada com o anterior sistema da Marktest. Além deste facto, desde a entrada em vigor do novo método, em Março deste ano,  a empresa pública tem detectado diversos erros e súbitas cortes no registo de audiências, como o que aconteceu durante o programa 'Portugal no Coração' que segundo os dados a audiência teria desaparecido completamente durante 20 minutos.

Posteriormente, no final do mês de Março a TVI decidiu deixar de contar com os dados da nova empresa de audiências, devido aos constantes erros e atrasos, retomando os estudos da anterior empresa de medição, a Marktest.