Header Ads

'Vida Minha' representa Portugal na Eurovisão


 Com 12 pontos do júri e outros 12 do público, Filipa Sousa foi a vencedora da noite com a música 'Vida Minha'. Depois da decisão unânime, a cantora festejou a vitória junto dos elementos do coro e de um dos compositores da música, Carlos Coelhos, que já levou ao certame Europeu a música Senhora do Mar.

A intérprete de 'Vida Minha' mostrou-se surpreendida com a vitória. “Nunca esperei ganhar, muito menos com a pontuação máxima. Quando comecei a trabalhar com o Carlos Coelho estava desanimada porque o tempo era pouco e os outros compositores já estavam a trabalhar nos temas há algum tempo. Alias o Carlos Coelho uma das coisas que me disse logo no primeiro telefonema foi que não seria uma canção para ganhar porque tínhamos pouco tempo” revelou ao HardMusica.


Na noite de ontem, os pontos dividiram-se um pouco por todas as canções.Depois do júri nacional ter votado, e de ter atribuído a cada canção de 1 a 12 votos, a tabela de classificação ficou a seguinte:



Convertidos os votos para uma pontuação de 1 a 12, constatou-seque Filipa Sousa era a favorita da noite. No Top3 do júri distrital ficaram "Vida Minha" de Filipa Sousa, "Será o que será" dos Cúmplice's e "Fica a saudade" de Pamela Salvado.


Por fim, à votação do júri (que valeu 50%) foi adicionada a votação do público (outros 50%) que atribuiu os seguintes pontos:

VIDA MINHA - 12
QUERES QUE EU DANCE - 10
GRATIA PLENA - 9
AMOR A PRETO E BRANCO - 8
SERÁ O QUE SERÁ - 7
OUTONO EM FORMA DE GENTE - 6
FICA A SAUDADE - 5
UM POEMA NA BAGAGEM - 4
O AMOR É MAIOR QUE A VIDA - 3
O MUNDO PASSA - 2
REDESCOBRIR PORTUGAL - 1


Desta forma, o resultado final, somando as duas partes dos votantes, confirmou a vitória de Filipa Sousa, que acabou por ser também a favorita no tele-voto.

:

Nesta 48ª Edição do Festival da Canção foi assim eleita a representante para ir a Baku, Azerbaijão, no dia 24 de maio. Portugal participará na 2ª semi-final, onde estarão ainda países com a Sérvia, Holanda, Malta, Ucrânia, Armenia, Suécia, Turquia, Noruega ou Lituânia, num total de 19 países em competição.

Durante esta gala que aconteceu ontem nos estúdios da RTP, para além das atuações dos 12 intérpretes deste ano, com temas onde o fado será o protagonista, o palco recebeu cinco actings muito especiais, pensados especialmente para este dia. Na abertura do espetáculo, foi feita uma homenagem a Pedro Osório. Depois, uma referência aos grandes maestros, entre eles Mozart, Beethoven, Verdi, Vivaldi, Chopin, Bach e até Braga Santos, Freitas Branco e Lopes-Graça. 

Na 3ª atuação extra-concurso foi mostrada a evolução da música, desde a bobine ao mp3. Logo depois, foi nos mostrado o Festival em voz, num desfile criativo de música e letras que retratam o que é ser português, onde a voz foi o único instrumento usado. A última atuação da noite foi marcada por alguns apontamentos que nos conduziram ao grande tema do Festival: o Fado.

Outro dos destaques da noite foi a dupla de apresentadores, que voltou a trabalhar junta, depois do Ídolos na SIC. Ao longo da noite, Sílvia e Pedro mostraram a sua cumplicidade, o que proporcionou ao espetáculo um bom ritmo.