Header Ads

'O Amor é um Sonho': Sinopse e Personagens

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqIP83-j5ioyVoaIQtsnbF49Y6hTNqChQlUNDCJ_ELo6aTo8GT8bbseL7YgZFWGqkej5RbP0lL7iVr0ZmGaQGhHgY9CNEW5m-fDOgtlu7XBooiplhTCA4sDtufNS2Tjz0iv1vRnWKyS1Y/s1600/o+amor+%25C3%25A9+um+sonho.png

É já este próximo Sábado, em horário nobre, que chega 'O Amor é um Sonho'. A nova minisérie, da autoria da 'Casa da Criação', é uma comédia romantica protagonizada por Sara Prata e José Carlos Pereira. Com um elenco fixo muito reduzido, composto apenas por 5 actores, o Fantastic TV divulgada agora a sinopse da história e a descrição das personagens desta produção de 4 episódios.

Sinopse:
Lídia é uma jovem mulher desacreditada no amor, que vive confortável no meio do stress que se estende à sala de redacção onde diverte os colegas com o seu sarcasmo, aos eventos sociais que frequenta e ao caos da sua casa. Lídia ridiculariza as ideias românticas e está constantemente a desacreditar as histórias sentimentais da amiga Amélia que, contudo, acredita haver um coração de manteiga por detrás da fachada fria e pragmática de Lídia.
Um dia, Lídia assiste a uma palestra de Vasco, um activista que a fascina instantaneamente. Quando Vasco sai da sala, Lídia tenta levantar-se mas desmaia. Amélia aconselha-a a ir ao médico, mas as análises não acusam nada. Lídia escreve um artigo inspirador sobre o discurso de Vasco e, após ter sido publicado, recebe flores do activista, assim como um convite para uma outra palestra. Lídia não falta. Mais uma vez, fica deslumbrada e desmaia quando Vasco lhe diz “Olá!”.
Lídia consulta uma Psicóloga, que chega à conclusão de que Lídia está apaixonada. Lídia acha o diagnóstico ridículo e discute com a Psicóloga, mas a médica é clara: Lídia sofre de narcolepsia catalepsia, ou seja, adormece quando se exalta ou emociona e, no caso, é claro que a emoção que sente se deve à sua paixão por Vasco.
Lídia fica angustiada porque quer aproximar-se de Vasco mas o seu corpo falha quando isso está prestes a acontecer. Vasco começa a nutrir não só uma preocupação como um fascínio por Lídia. Cansada desta nova perturbação que sente na sua vida, Lídia anuncia a Vasco que não o quer ver mais. Vasco insiste, mas Lídia resiste. Com o afastamento, a vida de Lídia a princípio parece melhorar pois já não desmaia. Contudo, numa sessão com a psicóloga, esta pergunta-lhe se o facto de ter deixado de ter desmaios a torna mais feliz. Nos dias seguintes, Lídia adoece e deixa de ir à redacção, passando a escrever a partir de casa. É a amiga Amélia que acaba por a visitar e a tenta tirar da apatia. Lídia resiste e centra-se apenas em si mesma e volta a trabalhar como dantes.
Quando Lídia sabe por terceiros que Vasco desistiu das causas que defendia por estar com uma depressão, sente-se culpada e decide intervir. Tenta contactá-lo mas sem sucesso, até que decide ir à sua casa onde um vizinho a informa que ele foi de viagem e não deve voltar. Lídia e Amélia apressam-se para apanhar Vasco no aeroporto. Quando o encontra e se prepara para revelar o seu segredo, Lídia desmaia e adormece.
Lídia acorda e Vasco está com ela. Amélia explicou-lhe a situação e está ali para apoiar Lídia. Por muito que adormeça, sabe que o tem ali ao lado.
Lídia e Vasco tornam-se um casal feliz, aprendendo a lidar com as peripécias que resultam dos desmaios de Lídia. Até ao dia em que os desmaios escasseiam. Lídia consulta a psicóloga e expõe o seu dilema: se não desmaia é porque já não o ama? A psicóloga explica-lhe a diferença entre amor e paixão e a inevitabilidade da rotina.
Lídia e Vasco conversam sobre a falta de desmaios. Ele quer que ela desmaie, por mais estranho que isto possa parecer, e ela também. Decidem que têm de fazer algo por isso e Vasco pergunta se podem começar imediatamente e pede-a em casamento, entregando-lhe um anel. Lídia desmaia…

Personagens:
Lídia Duarte - Sara Prata
Lídia Duarte (Sara Prata) – Licenciada em Ciências da Comunicação, trabalha como jornalista e comentadora para um jornal generalista mensal, na área de humanidades. Não é feia, mas poderia destacar mais a sua beleza se não vivesse só para o trabalho. Muito pouco feminina na maneira de vestir, usa cores escuras e mortiças como que para passar despercebida. Inteligente, muito sarcástica e racional. Nunca ri ou chora – pelo menos com vontade – e isto já acontece desde criança. Mas é comum provocar riso nos outros com o seu sarcasmo. Não compreende, não acredita, e já não procura pelo amor. Acha as ideias românticas ridículas – como as cartas – e isso reflecte-se na sua apatia e piadas que esboça sobre o tema.

Vasco Ramos -
José Carlos Pereira
Vasco Ramos (José Carlos Pereira) – Licenciado em Ciências Sociais e Políticas, trabalha como activista na área da Educação. Gere uma Associação que se preocupa em ajudar as camadas jovens mais desfavorecidas – onde as políticas educacionais são vanguardistas e pouco ortodoxas. É incansável nas causas que defende, e não só acredita que há soluções para os problemas como também faz para solucioná-los. É bonito, inteligente e cortês. Um verdadeiro “príncipe”. Eloquente em público mas tímido nas relações pessoais é, ainda assim, é um sucesso entre as mulheres – mas nenhuma lhe agrada. Pode dizer-se que é um romântico à moda antiga.

Amélia Valentim - Rita
 Martins
Amélia Valentim (Rita Martins) – Colega e amiga de Lídia. Licenciada em Relações Públicas, trabalha como cronista “cor-de-rosa” para o mesmo jornal. É uma verdadeira romântica e, para além de procurar o amor para si, não consegue deixar de procurá-lo para os outros também. A sua beleza é ofuscada pelos adornos que usa. Extremamente preocupada com a sua aparência, fútil, desbocada e pouco inteligente. Age e fala, na maior parte das vezes, sem pensar, seguindo a sua intuição.



Hélder - Rodrigo Saraiva
Hélder (Rodrigo Saraiva) – Ex-namorado de Lídia. Não acabou os estudos. Trabalha num videoclube e é um autêntico “nerd”. Usa óculos e a barba mal feita. Uma versão masculina de Lídia, mas sem a inteligência e o humor que ela tem. Se há palavra que o define é a “apatia”. Está quase sempre calado e quando fala, fá-lo em demasia e lentamente, num tom monocórdico. Poder-se-ia dizer que espera voltar a ter uma relação com Lídia – se ele realmente esperasse alguma coisa que seja – a sua apatia geral faz dele um pau-mandado.


Artur - Cristovão Campos
Artur (Cristóvão Campos) – O eterno adolescente. Para ele, é sempre praia e festa – mesmo que esteja a chover. É o melhor amigo de Vasco – conhecem-se desde a escola primária – e é um dos seus principais sócios, na Associação Socio-cultural. Embora pareça mais novo, de aspecto e de cabeça, critica e dá conselhos a Vasco, como se fosse o seu irmão mais velho – sobretudo no que toca a mulheres. Artur é um mulherengo mas não tem muita sorte. Da maior parte das vezes, fica com “a que calha”. E nem tem má pinta, o seu insucesso deve-se sobretudo às abordagens toscas que faz junto do público feminino.