Header Ads

Noite Eleitoral nas Televisões

Está tudo a postos para a grande noite eleitoral das presidenciais 2011. RTP1, SIC e TVI, em conjunto com os seus canais informativos, ultimam preparativos para a maratona. Nova tecnologia e grafismos marcam também a emissão dos canais.
RTP1
A estação começa a emissão pelas 19horas, antecedido pelo Telejornal, mas é às 20h que serão projectados os resultados, que são da responsabilidade do Centro de Estudo e Sondagens de Opiniões, da Universidade Católica. Em estúdio vão estar 60 pessoas, além dos moderadores e comentadores. Mais 20 jornalistas vão andar no exterior, distribuídos pelas sedes de candidatura e sedes partidárias, com o apoio de dois carros de exteriores e três carros multicâmara. No total são 150 pessoas a trabalhar.

Os Moderadores são José Alberto Carvalho, Judite Sousa e José Rodrigues dos Santos e os convidados António Vitorino e Rui Rio.

TVI
Na TVI a emissão começa às 20h, com a projecção de resultados da Intercampus, como já aconteceu em eleições anteriores. Ao todo, 150 profissionais vão trabalhar na cobertura das Presidenciais 2011, incluindo jornalistas, câmaras e restantes elementos da equipa técnica e equipa de produção. A estação de Queluz de Baixo mobilizou dez carros de exteriores e ainda uma moto para apoiar os jornalistas nas sedes de candidatura e sedes partidárias.
Moderado por Júlio Magalhães, o pivot terá a presença em estúdio dos convidados Constança Cunha e Sá, Manuel Maria Carrilho, Pedro Santana Lopes, Teresa de Sousa e o comentário final do professor Marcelo Rebelo de Sousa. A TVI irá ainda apostar em novos grafismo.

A emissão segue posteriormente na TVI24 com o debate e análise de resultados moderado por Paulo Magalhães e ainda uma edição especial do Discurso Directo, para portugueses se pronunciarem.

SIC
Marcado também para as 20 horas, a SIC apresenta as projecções dos resultados, num trabalho da Eurosondagem. Também uma projecção sobre os possíveis resultados da noite eleitoral caso fossem as eleições legislativas, está guardada para esta noite. O responsável da Eurosondagem, Rui Oliveira e Costa explica os números. A cobertura da noite eleitoral é feita por uma equipa que ultrapassa os 150 profissionais. No exterior vão estar 15 jornalistas.

Moderado por Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho, os comentário e análises serão feitos por Miguel Sousa Tavares, José Miguel Júdice e Ricardo Costa.

A SIC Notícias seguirá posteriormente a emissão com o comentário de outros convidados e a moderação de Pedro Mourinho.

A nova tecnologia também irá marcar a noite, com os pivots e moderadores a utilizarem o novo tablet da Apple.