Header Ads

Maior operação de sempre em TV para cobrir visita do Papa

É já considerada pelas estações televisivas nacionais como "a maior operação de sempre" para a cobertura da visita do Papa Bento XVI.
Na RTP1, SIC e TVI a programação será profundamente alterada para acompanhar o percurso do Chefe da Igreja Católica.
Saiba os números, os principais rostos informativos e a programação dos canais.

"Entre jornalistas, operadores de som e imagem e outros técnicos vamos ter mais de 200 profissionais a trabalhar. Esta vai ser a maior operação da TVI em 2010”, diz António Prata, coordenador de informação da TVI e da TVI 24, e responsável pela orientação da operação de acompanhamento da visita papal.

Júlio Magalhães, director de Informação da TVI, é o rosto principal da operação, apresentando toda a informação religiosa nos informativos do canal em directo das várias cidades. Ao seu lado vão estar Constança Cunha e Sá e o Cónego Padre António Rego. O ‘Jornal da Uma’ será apresentado por Pedro Carvalhas e o ‘Jornal Nacional’ por José Carlos Castro, ficando Pedro Pinto com o ‘Diário da Manhã’, segundo o CM. Na TVI24, a informação fica a cargo de Pedro Belo Morais.

A TVI é ainda a responsável por toda a operação em directo de Fátima, disponibilizando o sinal para as restantes estações, tendo pedido a creditação de 252 profissionais. A programação do canal será alterada, estando previstos especiais e a transmissão das missas de dia 11 pelas 18horas, 13 às 09:30h e 14 de Maio pelas 10horas, em Lisboa, Fátima e Porto, respectivamente.

Fátima Campos Ferreira será a pivot da emissão da RTP ao longo dos quatro dias da visita do Papa Bento XVI. Com plateau montado na Praça do Comércio, em Lisboa (dias 11 e 12), no Santuário de Fátima (13) e na Avenida dos Aliados, no Porto (14), a jornalista vai fazer a ponte entre os vários momentos da emissão e promover o debate, recebendo "dezenas de convidados, entre figuras ligadas à Igreja e da sociedade civil", segundo explica a subdirectora de informação da RTP, Judite Sousa, que é a coordenadora da operação.

A RTP solicitou a acreditação de 663 profissionais para assegurar toda a responsabilidade da transmissão de sinal dos eventos nos dois dias em Lisboa (11 e 12). "As ordens eram para que praticamente toda a gente estivesse acreditada", explica o director de Informação, José Alberto Carvalho, sublinhando que a RTP como estação anfitriã da visita em Lisboa tem a seu cargo a operação "mais complexa, mais prolongada no tempo e mais abrangente no espaço".

O canal pública vai alterar por completo a sua programação, nomeadamente com a não exibição dos programas 'Praça da Alegria' e 'Portugal no Coração'. Essas faixas horárias serão preenchidas com emissões especiais de informação nos vários pontos, incluindo as missas em Lisboa, Fátima e Porto.

A SIC sublinha que a aposta do canal se deve ao facto de "esta visita assumir uma importância relevante, não só a nível religioso, mas também a nível político e social". Assim, além da transmissão dos encontros do Papa com a gente da cultura e com as instituições de solidariedade social, a aposta vais sobretudo para as reportagens, debates e análises. Foram 258 os pedidos de creditação de profissionais, tendo o canal o cargo e a responsabilidade da transmissão dos eventos, no último dia, no Porto.

A pivot Clara Sousa conduzirá os principais serviços noticiosos (Primeiro Jornal e Jornal da Noite) da estação em directo dos locais das cerimónias em que estará o Sumo Pontífice - Terreiro do Paço, Santuário de Fátima e Avenida dos Aliados - contando com os comentários de, entre outros, D. Januário Torgal Ferreira, frei Bento Domingos, padre José Luís Borga e o teólogo Henrique Pinto.

A canal também vai alterar a sua programação, nos horários dos talk shows "Companhia das Manhãs" e "Vida Nova", com emissões especiais de informação tal como os outros canais generalistas.

João