Header Ads

Fantastic Entrevista... João Montez

FANTASTIC ENTREVISTA 
TEMPORADA 7 / EDIÇÃO 2 / OUTUBRO DE 2014

João Montez tem 23 anos e é a mais recente cara da TVI. O ator e apresentador conduz o formato “Ora Acerta”, o novo call-tv das madrugadas da estação, que vai para o ar de quinta a sábado, desde o passado dia 24 de outubro. Nesta edição do Fantastic Entrevista estamos à conversa com este novo talento nacional para o conhecer melhor.

1 – João Montez é ator e estreou-se recentemente na apresentação num programa da TVI. Como nasceu a paixão pela representação?

Como qualquer outro cliché, sim, a minha paixão pela representação começou desde muito cedo. No entanto, talvez a minha história se diferencie das outras pelo tempo que demorei a admitir essa mesma paixão. Não por receio, ou por achar que seria reprimido pela minha família e pelos meus amigos, mas sim pelo facto de nem eu próprio saber lidar com essa vontade. Então fui dando prioridade a outros objectivos que tinha na vida - fiz a minha licenciatura em Comunicação Social, trabalhei como animador de rádio na Cidade e na MEO SW e tentei ao máximo organizar tudo à minha volta. Gosto de achar que tenho tudo controlado! (risos) Mas é sempre nesses momentos que percebemos que afinal a desorganização soa muito melhor. Decidi então largar tudo e partir para Los Angeles para perceber se a representação seria algo mais do que uma simples vontade. E foi!

http://www.inspiration-tool.pt/sites/default/files/Jo%C3%A3o%20Montez%202.jpg2 - Em 2009, inicia a sua formação enquanto ator. Workshops de representação, aulas no conservatório e um curso profissional de ator são alguns dos elementos desta sua aprendizagem. Em que medida a formação é importante para um ator?
Apesar de não ter percebido logo que a minha vida teria que passar pela representação, sempre que podia fazia workshops de formação para actores. Mais do que formação, dava-me muito prazer. Ainda assim só tomei consciência do que era realmente necessário para se ser actor, quando decidi frequentar um ano de conservatório na New York Film Academy (em Los Angeles). A formação é muito importante para se ser um bom profissional, serve para actor como para outra profissão qualquer. Sou um privilegiado por ter tido oportunidade de estudar aquilo que mais gosto e em instituições de tanto valor.

3 – Participa, em 2013, na peça “Big Mistake” como Paul Bishop, no ACME Comedy Theater Hollywood. Qual a importância deste trabalho na sua carreira? 
Foi uma experiência única, numa altura absolutamente marcante na minha vida, não só em termos de formação profissional mas também a nível pessoal. Quando fiz a peça "Big Mistake", no ACME Comedy Theater Hollywood tinha acabado de concluir o curso na NYFA e foi como que "pôr em palco" tudo o que tinha aprendido nesse ano.

4 – No mesmo ano, dá vida a quatro personagens, em quatro curtas-metragens. Como foi para si fazer cinema?
Fazer cinema tem um sabor especial. Considero-me viciado em cinema e consumo todo o género de filmes. Se pudesse escolher qualquer um dos "palcos" que um actor pisa, a minha escolha seria seria sempre cinema. Sinto-me realizado profissionalmente no grande ecrã! Apesar de terem sido curtas metragens, duas delas chegaram mesmo a participar em festivais, o que foi muito bom.


https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10710984_829388340416562_7311171726998323660_n.jpg?oh=e237c96d3653a2fd1f2d1e483ea612c9&oe=54E9A7C2&__gda__=1424646475_0bcb6c335a0887a4e9105c8de40131b1 

5 – Em televisão, fez participações especiais em “Bem-Vindos a Beirais” e em “Mar Salgado”. Gostaria de representar em televisão de uma forma mais regular?
Sim, sem dúvida! Representar é sempre bom, seja em que meio for, mas fazer televisão é sempre uma ambição e um prazer. Foi muito gratificante contracenar com actores cujo trabalho sigo há muito. Se tiver mais oportunidades, melhor ainda.

6 – Desde o passado dia 24, torna-se o apresentador do novo formato da TVI “Ora Acerta”. Como surgiu esta oportunidade?
Este foi um projecto do qual já se falava há muito tempo. Havia uma possibilidade da TVI produzir este programa, o meu nome já tinha sido proposto e estávamos apenas a limar certas arestas. Apesar do formato em questão não ser uma novidade para o canal, queríamos que fosse algo diferente. E está a ser! Mais novidades virão, ao longo destas primeiras edições… os telespectadores que se preparem!

7 – O que é que os espetadores podem esperar deste novo programa?

Podem esperar muitos prémios tentadores!! (risos). Tentamos ser uma companhia, acima de tudo, e dar alegrias numa altura em que prémios como os que damos podem fazer uma grande diferença na vida de um espectador. Mas como disse, muitas mais surpresas virão nas noites de Quinta, Sexta e Sábado.

http://www.inspiration-tool.pt/sites/default/files/Jo%C3%A3o%20Montez%201.jpg8 – Numa altura em que a introdução de call-tv em vários formatos do daytime é criticada, considera importante o regresso dos formatos dedicados exclusivamente a estes passatempos? Porquê?
Claro que é importante! Penso que é uma óptima novidade para os telespectadores.. Há que lembrar que através de uma chamada apenas, o telespectador tem a oportunidade de ganhar o montante em jogo. O telefonema acaba por se tornar num investimento. Como disse atravessamos uma fase em que estes prémios podem ter um papel absolutamente vital no dia-a-dia de muitas famílias... Estes formatos de entretenimento são, por isso, cada vez mais actuais e pertinentes.

9 – Depois do “Ora Acerta”, que outros projetos gostaria de agarrar? A sua carreira passa mais pela representação ou pela apresentação?
Representação e Apresentação, duas paixões... Se estiver a fazer qualquer uma delas vou estar feliz e isso é o que procuro! Se fizer as duas ao mesmo tempo, melhor ainda.

10 – Fora dos ecrãs e dos palcos, sabemos que pratica (ou já praticou) futebol, rugby, boxe e stage combat. Quão importante é o desporto na sua vida?

O desporto é parte de mim, faz-me sentir muito bem.....! Procuro ter um estilo de vida saudável e a prática de desporto é uma das formas que encontro para me sentir bem. Independentemente da modalidade, não consigo é estar parado! Depois de um dia de trabalho, nada melhor para aliviar o stress diário.

11 – O que se imagina a fazer daqui a 10 anos? 
Daqui a 10 anos? Bem, será Representação ou Apresentação com certeza. Espero já ter uma carreira mais sólida, com muitas mais experiências mas sempre com muita ambição! Sou o tipo de pessoa que quer alcançar mais e melhor, sempre. Sou muito pro-activo, por isso sentir-me preenchido profissionalmente é um objectivo máximo.

12 – Como descreveria o João Montez em poucas palavras?

Feliz, Dedicado e Criativo.