Header Ads

Televisões preparam Especiais Eleições para domingo

RTP, SIC e TVI estão a preparar as emissões especiais para as eleições legislativas deste domingo. A TVI aposta na nova informação com todos os pivôs e comentadores da estação incluindo António Vitorino; SIC terá o comentário de Miguel Sousa Tavares e Ricardo Costa; já a RTP1 convidou José Eduardo Moniz e Emídio Rangel.

Não vai ser só nas urnas que a disputa nesta eleições vai estar ao rubro. Também as televisões generalistas estão a preparar todos os seus trunfos para esta batalha televisiva sobre as Eleições Legislativas 2011.

TVI

A TVI está a preparar uma grande operação, que envolverá todos os profissionais da estação de Queluz, “no sentido de apresentar aos portugueses a mais completa cobertura, em tempo real, da noite das eleições legislativas”.

Com início marcado para as 19h00, em simultâneo na TVI e no TVI24, José Alberto Carvalho e Judite de Sousa coordenam as operações.

Mas não serão os únicos pivôs em acção, todos os restantes apresentadores (Júlio Magalhães, Pedro Pinto, José Carlos Castro, Lurdes Baeta e Ana Guedes Rodrigues) vão estar com os vários partidos juntamente com uma equipa de jornalistas.

Outro dos pontos fortes desta cobertura será os comentários em estúdio. Marcelo Rebelo de Sousa, Constança Cunha e Sá e António Vitorino, que regressa ao comentário político, vão analisar todos os momentos.

Luís Marques Mendes (PSD), Augusto Santos Silva (PS), Teresa Caeiro (CDS) , Bernardino Soares(PCP) e Fernando Rosas (BE) são os convidados de cada partido para o debate e a análise dos resultados.

A sondagem Nacional, à boca das urnas, será uma vez mas assinada pela Intercampus - em parceria com o PÚBLICO - que se tem revelado na mais certeira das sondagens.

TVI24

Após o simultaneo com a generalista, a TVI24 anuncia também um debate entre representantes dos partidos com assento parlamentar, a partir das 24h00, moderado por Paulo Magalhães, seguindo-se um Especial “Discurso Directo”, onde os telespetadores vão poder fazer a sua análise e comentar os resultados.

SIC

Sob o lema "Portugal 2011 - A Grande decisão", "O nosso objectivo é fazer um trabalho de qualidade, que responda às grandes questões que os portugueses colocam nomeadamente saber quem e como vai governar o país", explicou à Lusa o gabinete de comunicação da estação de Carnaxide.

A SIC terá a conduzir a emissão Rodrigo Guedes de Carvalho com os comentadores Miguel Sousa Tavares e Ricardo Costa.

Clara de Sousa modera o debate com representantes dos partidos com assento parlamentar - António Costa (PS); Miguel Macedo (PSD); Nuno Melo (CDS/PP); Octávio Teixeira (PCP); Miguel Portas (BE).

Os jornalistas que fizeram a cobertura da campanha eleitoral estarão nos "quartéis generais" dos partidos, para fazer reportagem em direto junto de vencidos e vencedores.

Os resultados da sondagem realizada durante o dia junto das mesas de voto pela "Eurosondagem", serão divulgados às 20 horas, como é hábito.

RTP1

Na estação pública, o recente director de informação, Nuno Santos, afirma que irá haver ''uma grande operação eleitoral, que tem um conjunto de soluções gráficas inovadoras'', adiantando que será uma ''emissão assente sobretudo na contagem e no comentário, onde vão estar envolvidos os principais nomes da RTP1".

José Rodrigues dos Santos, será o rosto desta mega operação, de mais de seis horas e meia, com inicio às 18h15.

Fátima Campos Ferreira, João Adelino Faria e Carlos Daniel são os outros pivôs da RTP, num emissão marcada pelos convites a José Eduardo Moniz, ex-director geral da TVI, e de Emídio Rangel para o comentário dos resultados.

"Interpreto o convite como um reconhecimento do meu mérito profissional", diz Moniz ao CM. Sublinhando que continua a ser jornalista, Moniz diz estar disponível para voltar ao ecrã "sempre que surjam oportunidades boas e prestigiantes".

No entanto, o actual vice-presidente da Ongoing não vai estar sentado ao lado de Emídio Rangel, ex-director de programa da SIC, pois deverão ficar em painéis diferentes. Recorde-se que os dois jornalistas, que já mandaram nas estações privadas em Portugal, há largos anos que mantém uma relação difícil com trocas de farpas nos jornais.

Maria João Avillez, Pedro Magalhães e João Marcelino, director do DN e director-geral de publicações da Controlinveste, são os restantes convidados para o painel de comentadores.


São estas as apostas dos canais generalistas para o acompanhamento das Eleições Legislativas 2011. Estão lançados os dados e os trunfos.

'Perfil’ volta Sábado às 14h na TVI

Já terminaram as gravações de Verão de 'Morangos com Açúcar'

Sílvia Alberto apresenta 'MasterChef' a partir de Julho