Header Ads

"Uma Aventura" celebra 40 anos com dois novos livros em 2022

https://www.delas.pt/files/2016/02/anamagisa1.jpg
Foto: Direitos Reservados

Em 2022, a coleção Uma Aventura celebra quarenta anos e as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada editam dois novos livros da série em 2022. Uma Aventura nas Arábias foi a primeira obra a publicada em abril, seguindo-se Uma Aventura na Quinta dos Enigmas, com edição prevista para outubro. Os livros contam com ilustrações de Arlindo Fagundes, sendo protagonizados pelos amigos de sempre: as gémeas Teresa e Luísa, Pedro, João, Chico e os cães Caracol e Faial.

Segundo Ana Maria Magalhães, em declarações à agência Lusa, Uma Aventura nas Arábias surgiu em resposta a um pedido de um leitor. "Temos Uma Aventura Voadora em que entra um príncipe árabe que vem a Portugal. Ele [o leitor] foi à feira do livro sugerir que fizéssemos um livro em que o príncipe convida as personagens para ir ao palácio dele. Estávamos disponíveis, não tínhamos nenhum compromisso, achámos a ideia engraçada e resolvemos fazer-lhe a vontade", contou a escritora.

Enquanto sai Uma Aventura nas Arábias, as duas autoras fecham a edição de Uma Aventura na Quinta dos Enigmas, a editar em outubro, que levará os cinco amigos a Sintra, para a Quinta da Regaleira. Ana Maria Magalhães, 76 anos, e Isabel Alçada, 71 anos, eram professoras numa escola em Lisboa quando se conheceram em 1976. Começaram a escrever histórias para cativar os alunos para a leitura, até decidirem editar, em 1982, o primeiro livro. 

A coleção Uma Aventura começou a ser editada em 1982, com a publicação de Uma Aventura na Cidade e, desde então, seguiram-se mais de 60 livros. A saga literária já deu origem também a uma série de televisão, exibida pela SIC, cuja estreia aconteceu há 22 anos, em 2000.