Header Ads

Marco Rodrigues lança álbum "Judite" em homenagem à mãe

Foto: Direitos Reservados
O fadista Marco Rodrigues lançou no último mês o seu mais recente disco intitulado Judite. Em homenagem à mãe, que faleceu em 2020, o artista reúne neste trabalho um conjunto de onze temas que vão desde o fado tradicional à música pop. A apresentação do álbum foi feita a 1 de abril no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, num concerto que marca o início da tour Saudade em Teu Lugar.

Quando se fala em Fado, Amália Rodrigues é o primeiro nome que nos vem à cabeça. Até aos 15 anos de idade, A Diva do Fado era a única figura associada a este estilo que Marco Rodrigues conhecia, até o próprio se tornar num dos fadistas portugueses mais carismáticos. Depois de lançar cinco álbuns e de ter sido distinguido com um Prémio Amália Rodrigues, para além da nomeação para um Grammy Latino, em 2016, Marco Rodrigues apresenta agora um novo álbum intitulado Judite.

O projeto discográfico trata-se de uma homenagem à sua mãe que faleceu em 2020. "Este disco é, seguramente, o mais sentido e profundo da minha vida", garante Marco Rodrigues numa publicação na sua página oficial de Instagram. Inspirado na sua mãe e nas suas memórias, o artista português integra neste álbum um total de onze temas, que contam com a colaboração de diversos artistas, nomeadamente Diogo Piçarra, David Fonseca, Tiago Nogueira, Ricardo Liz Almeida, Marisa Liz, Tiago Pais Dias, Boss AC, Guilherme Pereira da Rosa e Tiago Machado, também ele responsável pela produção de Judite.

Na passada sexta-feira, 1 de abril, Marco Rodrigues apresentou pela primeira vez ao vivo o seu novo álbum, no concerto de inauguração da tour Saudade em Teu Lugar. Depois de encher o Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, o fadista vai subir ao palco do Casino da Figueira da Foz, a 16 de abril, e a 23 de abril vai até Oliveira de Azeméis. 

Do Café Luso, em Lisboa, para os grandes palcos nacionais e internacionais, o português já atuou em Espanha, França, Suíça e Inglaterra, cruzando-se já com grandes nomes, como Carlos do Carmo e Ana Moura. Para além de Judite, da sua discografia fazem ainda parte os álbuns Fados da Tristeza Alegre, Tantas Lisboas, Entre Tanto, Fados do Fado e Copo Meio Cheio.