Header Ads

"Ivone, Princesa de Borgonha" estreia a 12 de maio no Auditório do Liceu Camões

Foto: Direitos Reservados

É já no próximo dia 12 de maio que a peça Ivone, Princesa de Borgonha entra em cena no Auditório do Liceu Camões, em Lisboa. O espetáculo que foi pela primeira vez representado em 1938 está de regresso à capital com encenação de Luís Moreira. Com o humor sempre presente, o enredo conta a história do filho do rei, o Príncipe Filipe, que escolhe casar com Ivone. Resta perceber por que razões a pretendente do herdeiro ao trono não é bem aceite pelos familiares e amigos do noivo. Enquanto as sessões dos dias 12, 13 e 14 de maio estão marcadas para as 21h, o espetáculo agendado para dia 15 vai começar às 16h.

Ivone, Princesa de Borgonha foi a mulher escolhida para casar com o herdeiro ao trono de um reino imaginário. Não foi uma escolha do rei, mas sim do filho do mesmo. O problema é que Ivone fugia ao padrão habitual. Ela "não é uma princesa: é feia, apática e taciturna", avança a sinopse. Para além disso, o seu silêncio é compreendido como uma provocação. A sinopse da obra do dramaturgo polaco, Witold Gombrowicz, revela ainda, que, contra o protocolo real, o príncipe herdeiro acabou mesmo por se envolver com a jovem mulher. O silêncio de Ivone incomodava também familiares e amigos do noivo, até ao dia em que se descobrem "segredos macabros supostamente bem guardados". 

O espetáculo é promovido pela ATMA - Associação de Teatro, Música e Artes e no comunicado enviado ao Fantastic a peça é definida como "um ensaio oportuníssimo sobre a ferocidade do silêncio num sistema demasiado confiante na estabilidade da sua eloquência". Mário Filipe, Rui Leitão, Teresa Nogueira e Beatriz Filipe são alguns dos nomes que integram o elenco de Ivone, Princesa de Borgonha.

Recorde-se que a estreia será no próximo dia 12 de maio, quinta-feira, pelas 21h, sendo que as sessões dos dois dias seguintes realizar-se-ão no mesmo horário. Já a última sessão programada para o dia 15 de maio, domingo, vai ter início pelas 16h. Os bilhetes custam 8 euros e podem ser adquiridos na Ticketline e locais habituais.