Header Ads

Tiago Barbosa: "A vontade de cantar coisas minhas vem desde sempre, mas só quando ganhei vocabulário me foi possível fazê-lo"

Foto: Direitos Reservados
Tiago Barbosa lançou recentemente o seu single de estreia intitulado Journey. O artista natural da Póvoa do Lanhoso revelou em nota de imprensa que este primeiro trabalho nasceu sob a forma de "canção de amor, mas conforme foi evoluindo adquiriu um novo sentido" para si. O autor e intérprete esteve à conversa com o Fantastic para dar a conhecer mais alguns detalhes acerca de Journey, a sua primeira canção que já está disponível em todas as plataformas digitais.

Há mais de uma década que Tiago Barbosa traça o seu caminho no mundo da música. Aos 16 anos frequentou aulas de guitarra e rapidamente levou essas aprendizagens para o contexto escolar, tendo sido convidado por uma professora para cantar no baile de finalistas depois de ter musicado o seu primeiro poema no âmbito de um trabalho para uma das disciplinas que tinha na escola. No entanto, a relação com a música começa em pequeno, na altura apenas "enquanto ouvinte", tal como afirma o intérprete ao Fantastic.

Este foi o início da viagem do cantautor na luta pelo sonho de se tornar músico profissional, mas não é desta viagem que o single Journey fala. "Na busca de palavras para descrever a minha relação amorosa acabei por encontrar a fórmula que desejo para todas as minhas relações: livres de sentimentos de pertença, interesses monetários, hipocrisias impostas socialmente, despidas de qualquer preconceito, apenas pautadas pela leveza e comprometimento, como acredito que qualquer relação saudável deve ser", explica Tiago Barbosa no comunicado enviado ao nosso site.
 
Foto: Direitos Reservados
 
O projeto do artista nortenho nasce em forma de "canção de amor", mas Journey acabou por ganhar outro significado à medida que o processo de produção do single foi avançando. Tiago Barbosa, em declarações ao Fantastic, utiliza a palavra "incrível" para descrever todo o processo de construção deste seu tema de estreia, processo esse que também se apresenta como uma longa viagem. "Várias vezes me emocionei por ver tanta gente a trabalhar com tão bom gosto", assume o cantor.

A verdade é que Tiago Barbosa também tem a capacidade de levar os outros à emoção através da sua voz. Foi o que aconteceu com Aurea, na edição de 2020 do The Voice Portugal, após ouvir a versão do artista da Póvoa do Lanhoso da canção Hallelujah, de Leonard Cohen. Tiago Barbosa participou no programa de talentos da RTP1 e alcançou o terceiro lugar. Numa primeira fase foi acompanhado pelo mentor Diogo Piçarra, mas foi Aurea quem o levou ao pódio.
 
Foto: Direitos Reservados
 
Ainda que a passagem no The Voice Portugal tenha ajudado o artista a alimentar o desejo de se tornar músico profissional e lançar as suas próprias canções, só passado dois anos é que a meta é finalmente atingida. Com o fim do programa, Tiago Barbosa acabou por arranjar um emprego fora da sua área por não ter meios para viver da música. Em entrevista ao Fantastic, avança que foi trabalhar numa fábrica de uns amigos para juntar algum dinheiro, contudo, "Journey nasce no fim de um dia de trabalho manual, em que estava cansado, mas com as ideias bem alinhadas". "Toda a leitura e escrita anterior começam a dar os seus frutos", assim como "todas as horas com a guitarra na mão a tocar músicas de outros para aprender", acrescenta.

Podes ouvir aqui Journey, o single de estreia de Tiago Barbosa, que marca o início de um novo ciclo na vida do intérprete. Este é o resultado de muitas horas de trabalho e de um desejo que persistia há já muito tempo. "A vontade de cantar coisas minhas vem desde sempre, mas só quando ganhei vocabulário me foi possível fazê-lo", garante.