"Mário": Coletivo Cultura Alentejo apresenta espetáculo baseado em textos de Mário-Henrique Leiria
Foto: Direitos Reservados |
O Coletivo Cultura Alentejo, sediado em Estremoz, apresenta nos próximos dias 19 e 20 de março o espetáculo Mário, inspirado nos textos do escritor português surrealista Mário-Henrique Leiria. A peça procura levar o espectador numa viagem pela vida e obra do autor, tendo sido produzida pelo Coletivo Cultura Alentejo em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz. Com encenação de Cláudio Henriques, a peça Mário vai estar em cena no palco do Teatro Bernardim Ribeiro (Estremoz) no sábado, 19 de março, pelas 21h, e no dia seguinte às 17h.
Viveu pouco tempo, mas tudo aquilo por que passou ao longo dos seus 57 anos de vida merece destaque na peça que agora o Coletivo Cultura Alentejo produz em sua homenagem. Mário-Henrique Leiria nasceu em 1923 e ficou conhecido como um dos mais importantes escritores surrealistas português. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes, mas acabou por ser expulso por motivos políticos. Pertenceu durante alguns anos ao Grupo Surrealista Português e chegou também a ser preso pela PIDE na sequência da Operação Papagaio. Foi no Brasil que se destacou como encenador, editor e pintor, mas foi no regresso a Portugal, no início dos anos 70, que publicou obras de sucesso, como Contos do Gin-Tonic.
É todo este percurso de vida que vai ser retratado no espetáculo Mário, produzido pelo Coletivo Cultura Alentejo. Em comunicado, a produção avança que o público da peça "não está no teatro, mas sim na cabeça e na mente do autor, sentindo e presenciando de perto cada pensamento novo, cada dúvida, cada reflexão, cada memória e cada sonho, navegando no seu imaginário surreal e conhecendo assim os personagens criados por ele e que habitam o espaço e a mente do autor".
A peça percorre, então, a vida e obra de Mário-Henrique Leiria com base em textos que este escreveu e vai ser interpretada por Cláudio Henriques, Francisco Lapa, João Costa, Filipa Fonseca e João Gonçalo Fonseca. O espetáculo vai estar em cena no Teatro Bernardim Ribeiro a 19 de março, pelas 21h, e a 20 de março, às 17h. As reservas de bilhetes podem ser feitas no Posto de Turismo de Estremoz ou através do contacto telefónico 268 339 227.Podes ver aqui o trailer da peça Mário, promovida pelo Coletivo Cultura Alentejo. Trata-se de uma iniciativa do ator Cláudio Henriques, que decidiu sair de Lisboa para regressar a Estremoz, a sua terra natal, a fim de criar um projeto que visa a descentralização da cultura. O teatro é o principal foco do Coletivo Cultura Alentejo, mas a organização também leva a cabo formações e workshops de representação para os mais novos.
Comente esta notícia