Header Ads

Rússia está fora da edição deste ano do "Eurovision Song Contest"

 https://sicnoticias.pt/wp-content/uploads/2022/02/GettyImages-645517072-1536x1044.jpg

A Rússia não irá marcar presença na 66ª edição do Eurovision Song Contest, evento que decorre em maio deste ano em Turim, Itália. A decisão foi comunicada pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) na passada sexta-feira.

Segundo a promotora do concurso, a exclusão da Rússia “reflete preocupação de, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão de um concorrente russo no concurso deste ano poder trazer descrédito à competição”.

“O Conselho Executivo da EBU tomou a decisão seguindo uma recomendação, de hoje, da organização do festival, baseada nas regras do evento e nos valores da EBU. A recomendação da organização conta também com o apoio do departamento de televisão da EBU”, pode ler-se no comunicado divulgado pela EBU.

A Rússia ainda não tinha escolhido quem iria representar o país no Eurovision Song Contest, cujas semifinais estão marcadas para os dias 10 e 12 de maio, enquanto a grande final vai para o ar no dia 14 do mesmo mês. Entre os 40 países que continuam a concurso está a Ucrânia, estando também prevista a participação de Portugal.

O representante português será escolhido no Festival da Canção da RTP, cujas semifinais decorrem a 5 e 7 de março, enquanto a grande final vai para o ar no dia 12, sendo que a canção vencedora irá representar o nosso país em Turim.