Header Ads

"Vanda": Série da autoria de Patrícia Muller selecionada para o Festival de Cinema de Berlim

Foto: Direitos Reservados

Vanda é o nome de uma das próximas produções a estrear na plataforma de streaming OPTO SIC e foi agora selecionada para o Festival de Cinema de Berlim. A obra da autoria de Patrícia Muller baseia-se em factos reais e trata-se de uma coprodução entre a portuguesa SPi, a norte-americana Legendary Television e a espanhola La Panda Productions. A data de estreia ainda não é conhecida, mas o Fantastic esteve à conversa com a autora da série para sabermos mais alguns detalhes acerca de Vanda, assim como as primeiras reações à seleção para o Festival de Cinema de Berlim. 

O Festival de Cinema de Berlim começa já no próximo dia 10 de fevereiro e estende-se até ao dia 20 do mesmo mês, com a promessa de reconhecer aquilo que de melhor se tem feito na sétima arte. A série Vanda foi uma das selecionadas para a categoria Berlinale Series Market Selects, em conjunto com outras treze produções. A autora Patrícia Muller assume ao Fantastic que está muito "contente" e "animada" com esta nomeação, realçando que "tudo o que seja visível lá fora é ótimo".

Realizada por Simão Cayatte, a série Vanda baseia-se na história de Dulce Caroço, uma mulher portuguesa que fez doze assaltos a bancos apenas na companhia de uma pistola de plástico. "Eu achei tudo isto um conjunto de circunstâncias que me interessaram imenso", revela Patrícia Muller a respeito desta história, que leu pela primeira vez no Correio da Manhã e que serviu de inspiração para a série. No entanto, na série, a criadora atribuiu o nome Vanda à protagonista destes assaltos.

Foto: Direitos Reservados

A atriz Gabriela Barros vai interpretar a personagem Vanda Lopes, que durante muito tempo viveu uma vida confortável com o trabalho que desempenhava no seu salão de cabeleireiro. A primeira viragem na narrativa dá-se quando a protagonista apanha o marido na cama com outra mulher e descobre que este, enquanto gerente do cabeleireiro, lhe roubou todo o dinheiro. Face a esta situação, Vanda decide começar a assaltar bancos com uma pistola de plástico e assumindo diferentes disfarces, pelo que começa a ser apelidada de Viúva Negra. 

Até há bem pouco tempo, Viúva Negra era o nome previsto para a série que vai ser exibida na OPTO, contudo, a guionista explica ao Fantastic que a Marvel foi a responsável pela alteração do nome para Vanda. Em causa está o facto de o nome anterior já estar registado por causa do filme The Black Widow.   

Para além de Gabriela Barros, também João Baptista e Joana de Verona assumem os papéis principais nesta série de oito episódios que ainda não tem data de estreia marcada. Ainda assim, atores como Teresa Faria, Edson Morais, Pedro Casablanc e Raúl Prieto integram o elenco regular da trama. As gravações tiveram início em agosto do ano passado, tendo terminado no mês seguinte. O projeto contou com o apoio do ICA, que atribuiu um financiamento à produção no valor de 468.000 euros.