Ricardo Monteiro: "Tenho a bênção de fazer o que mais gosto e ainda por cima pagam-me"
Foto: Direitos Reservados |
O ator Ricardo Monteiro, que tem tido algumas aparições pontuais na novela Amor Amor (SIC) e nas séries Auga Seca (RTP) e Da Mood (RTP), foi reconhecido na última edição dos prémios Africa is More. O Auditório Acácio Barreiros em Sintra acolheu a sexta edição dos prémios Africa is More, que são promovidos em vários países pela moçambicana Fernanda Pack. No total, subiram ao palco 20 personalidades de origem africana que se destacaram nas áreas do cinema, televisão, teatro, empreendedorismo, artes plásticas, música, dança, arquitetura e decoração.
"Tenho a bênção de fazer o que mais gosto e ainda por cima pagam-me", é o que nos diz o ator a respeito da sua paixão por aquilo que faz há mais de duas décadas. Foi na Rua Sésamo, da RTP, que Ricardo Monteiro deu os primeiros passos no mundo da televisão. A este projeto seguiram-se muitos outros, como a novela A Única Mulher (TVI) e Bem Me Quer (TVI), sendo que atualmente podemos vê-lo na novela Amor Amor (SIC) bem como nas séries Auga Seca (RTP) e Da Mood (RTP). Ainda que com menor expressão na sua carreira, o ator integrou também projetos ligados ao cinema. No entanto, a par com a representação, são as dobragens e locuções para as quais é chamado, que alimentam o seu sonho. Em conversa com o Fantastic diz até que esta acaba por ser "outra forma de estar presente e entrar pelo subconsciente do público".
Foto: Direitos Reservados |
A sua recente distinção nos prémios Africa is More contribuiu também para que Ricardo Monteiro começasse a pensar dar forma a novas ideias que ainda estavam por ser trabalhadas . "Esta gala veio dar um impulso a um projeto que está numa das minhas gavetas cerebrais há algum tempo", conta o ator sem revelar ainda grandes detalhes. De salientar que a gala dos prémios Africa is More tem como objetivo homenagear pessoas de origem africana que tenham tido um papel importante nas mais diversas áreas que fazem parte do nosso quotidiano e que contribuem para o bem estar das pessoas a par com o desenvolvimento do país.
"Fiquei boquiaberto na altura porque, na verdade, nunca achei que algum dia alguém pudesse olhar para o meu trabalho com este intuito e me atribuísse um prémio". Esta foi a primeira reação do ator quando soube que ia ser distinguido na edição de 2021 dos prémios Africa is More. Ainda que tenha sido homenageado pelo desempenho enquanto ator, Ricardo Monteiro considera que "o reconhecimento é extensível a todo o resto do trabalho ligado à arte" que executa, nomeadamente as locuções e dobragens.
Foto: Direitos Reservados |
A moçambicana residente em Portugal, Fernanda Pack, é a mentora deste projeto e Ricardo Monteiro não se cansa de elogiar todo o esforço que tem feito para conseguir premiar o trabalho não só de artistas como pessoas ligadas a outras áreas. "É simplesmente fantástico, humano e brilhante, alguém como a Fernanda Pack criar uma gala para quem nunca ou dificilmente, na sociedade onde está inserido, lhe seja reconhecido o que quer que seja", diz ao Fantastic. "Isto é de uma humanidade que me enche o coração de alegria e esperança", sublinha. Após a edição de 2021, outros países, com destaque para a Suíça, também ficaram interessados em aderir a esta iniciativa.
Por André Pereira e Miguel Frazão
Comente esta notícia