Header Ads

Especial “Quero é Viver” | Diogo Infante, João Bettencourt, Laura Seiça, Leonor Seixas e Duarte Pinho e Melo

Fotos: TVI

A nova novela da TVI, Quero É Viver, estreia já esta segunda-feira, 3 de janeiro. O projeto conta com Joana Seixas, Sara Barradas, Fernanda Serrano e Rita Pereira enquanto protagonistas, no papel de irmãs, numa história escrita por Helena Amaral a partir de um original chileno, Casa de Muñecos. O Fantastic falou com Diogo Infante, João Bettencourt, Laura Seiça, Leonor Seixas e Duarte Pinho e Melo, alguns dos atores que compõem o elenco.

A ação começa quando a matriarca de uma família, Ana (São José Lapa), descobre que está com Alzheimer e decide escondê-lo, separar-se após cinquenta anos de casamento e começar a viver plenamente o tempo que lhe resta de lucidez. A doença acaba também por afetar todo o meio familiar, em particular ao seu marido Sérgio (Fernando Rodrigues) e às suas quatro filhas: Natália (Fernanda Serrano), Irene (Joana Seixas), Maria (Rita Pereira) e Olga (Sara Barradas), que começam a questionar a aparente felicidade e estabilidade em que vivem.

Diogo Infante será Frederico, casado com Natália (Fernanda Serrano). Em declarações exclusivas ao Fantastic, Diogo Infante contou que a sua personagem “é um homem profundamente apaixonado pela sua mulher e que tudo fará para salvaguardar a estabilidade do seu casamento (…) é um homem charmoso, muito inteligente e muito controlador.”

No que diz respeito à criação de uma personagem, o ator destaca a importância dos ensaios, fundamentais “para estabelecer códigos base e linhas de ação” a desenvolver ao longo dos vários meses e “para conhecer os outros atores e estabelecer cumplicidades que são essenciais na contracena.”. A perspetiva feminina da escrita da novela, que permite acompanhar o desenrolar das histórias de “cinco protagonistas mulheres”, é para si um fator diferenciador. “É uma novela sobre a emancipação, legítima, das mulheres e o seu direito à autodeterminação.”, termina o ator.

João Bettencourt faz parte do elenco de Quero é Viver enquanto Matias, filho das personagens de Diogo Infante e Fernanda Serrano, tendo confessado ficar “paralisado”, “sem palavras” e “muito feliz” com a notícia de que iria integrar este projeto, “que se destaca pelos assuntos que aborda.”. A sua personagem é “um jovem simpático, com uma boa energia e uma boa luz. Criativo, estudioso, tem os seus objetivos bem traçados e o sonho dele é seguir as pisadas do avô e trabalhar na agência [de publicidade]. Tem uma relação muito especial com os seus pais, e tem uma vida muito feliz.” Além disso, “é um jovem que luta contra um preconceito que existe ainda hoje.”

Ao Fantastic, o ator confessou que “esta novela é uma abordagem à vida real (…) aborda assuntos muito importantes para a sociedade”, alguns deles tabus, “de uma forma leve”, destacando-se ainda o facto de “a novela estar com um elenco espetacular e com várias faixas etárias”.

Laura Seiça será Beatriz, filha de Irene (Joana Seixas) e Santiago (Pedro Hossi) e irmã de Sebastião (Salvador Pires). A atriz, de apenas 12 anos, confidenciou ao Fantastic ter ficado “muito entusiasmada” quando recebeu a notícia de que teria sido escolhida para o projeto, nesta que é a sua estreia na área da representação numa novela que considera “engraçada, dramática e que, com certeza irá inspirar muita gente.” Sobre a sua personagem, Laura contou-nos que Beatriz “é muito divertida e tem um bom toque para bola”, além de ter “uma família fantástica”.

Leonor Seixas interpretará o papel de Lúcia neste projeto. Em declarações exclusivas ao Fantastic, a atriz confidenciou que esta é uma personagem que a tirou do seu “habitat natural” visto estar a fazer comédia. “Estou a achar este personagem especialmente difícil, mas agora já estou mais dentro do ritmo.”, confidenciou-nos. Lúcia é “muito, muito preguiçosa”, mas sabe bem o que quer. “Amiga leal, e mãe super dedicada, faz tudo por tudo para a felicidade do seu filho, e do mundo do futebol.”.  Este trabalho é, para si, “um privilégio”, dado ser “um projeto de imensa qualidade, escrito por Helena Amaral, e feito pela TVI”.

Duarte Pinho e Melo será Guilherme, filho das personagens interpretadas por Susana Arrais (Sofia) e Rui M. Silva (Carlos). Ao Fantastic, Duarte contou que “O Guilherme é um rebelde, que em vez de estar em Espanha para estudar, está a viver a vida, sair à noite e ir a festas. Fazendo esta vida com o dinheiro que os pais, a muito custo, conseguem para ele pagar os “estudos”. Isto não é sinal de que é má pessoa, até porque ama os pais apesar de por vezes sentir vergonha deles”, são “tudo questões que fazem parte da sua idade.”.

De acordo com o ator, esta novela distingue-se por ter “a participação de alguns atores que já não apareciam no pequeno ecrã há algum tempo, como a São José Lapa.”, bem como por ter um “núcleo forte de protagonistas” construído apenas por “mulheres”. Além disso, Duarte contou-nos que, neste projeto “cada vez mais se vê conflitos importantes que fazem parte deste tempo, e que é importante retratá-los.”.

Apesar de a adaptação ter ficado a cargo de Helena Amaral, também Catarina Peixoto, Marta Coelho e Catarina Pereira Dias colaboraram na escrita. Vitor Hugo e João Pedreiro estão também envolvidos na produção do projeto. Hugo de Sousa é o diretor artístico e Manuel Amaro é o coordenador desta nova aposta da TVI.