Header Ads

Cláudio Henriques: "O Colectivo Cultura Alentejo é um trabalho de pessoas para pessoas"


O ator Cláudio Henriques decidiu mudar de vida no início da pandemia, em 2020, e saiu de Lisboa para Estremoz com o objetivo de desenvolver na sua terra natal o Colectivo Cultura Alentejo. Trata-se de um projeto criado para descentralizar a cultura, pelo que o ator procura levar a arte, especialmente o teatro, aos que vivem no interior do país e não têm tanto acesso a este tipo de atividades. O Fantastic esteve à conversa com Cláudio Henriques para ficarmos a conhecer o que é o Colectivo Cultura Alentejo e de que forma o projeto está a contribuir para o desenvolvimento da região.

"Era uma vontade antiga, que surge fruto da paixão que tenho pelo Alentejo e da minha profunda ligação à cidade de Estremoz". Esta "vontade antiga", aliada ao início da pandemia e ao confinamento obrigatório foram o mote para Cláudio Henriques levar para a frente a ideia de sair de Lisboa e rumar a Estremoz para lançar o Colectivo Cultura Alentejo. O ator diz ao Fantastic que "é nestes momentos que mais força vamos buscar para materializar projetos que por algum motivo se adiam no tempo". 

O teatro é o foco principal do projeto, no entanto, Cláudio Henriques tem vindo também a proporcionar a jovens e adultos várias formações de interpretação, uma das metas que revelou ser muito difícil atingir. Contudo, é graças à sua equipa composta pelos atores João Gonçalo Fonseca, Rui Serrano, Filipa Fonseca e Francisco Lapa bem como outros artistas que pontualmente se disponibilizam para ajudar, que o Colectivo Cultura Alentejo tem vindo a crescer. O ator faz ainda questão de agradecer o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, que "tem pessoas sensíveis que incentivam e tentam dar condições de trabalho, partilhando a mesma visão do papel que a arte pode ter na comunidade".

Foto: Direitos Reservados

"O Colectivo Cultura Alentejo é um trabalho de pessoas para pessoas, onde se pretende que o teatro não seja só entretenimento, mas também uma ferramenta de crescimento pessoal e social para todos", revela o fundador em declarações ao Fantastic. No que diz respeito aos objetivos futuros do projeto, o ator explica que estes passam "por desenvolver projetos artísticos variados que fomentem o interesse das pessoas e que acrescentem ainda mais valor cultural à região do Alentejo, que muito contributo tem dado ao país com escritores, poetas, músicos, escultores, artistas plásticos, artesãos e pensadores".

Ainda que Cláudio Henriques esteja a viver em Estremoz, é em Lisboa que tem a maioria dos trabalhos para os quais é chamado não só a nível de televisão, como teatro e publicidade. Neste momento, o público pode encontrar o ator no pequeno ecrã na novela da TVI Quero é Viver. Ao longo da sua carreira integrou também outras produções televisivas de sucesso, com destaque para Jardins Proibidos (TVI), Mar Salgado (SIC) e Amar Demais (TVI). Para as viagens constantes entre Estremoz e Lisboa, o ator conta com a ajuda da família, "que são o suporte e a razão de tudo".