Header Ads

"Pintura Inacabada" é o próximo filme de Catarina Vasconcelos

https://bordalo.observador.pt/v2/q:85/rs:fill:1280:640/c:1280:640:nowe:0:0/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2021/10/06191314/1280-catarina-vasconcelos-sansebastian-cred-dr.jpeg
Foto: Direitos Reservados

Depois de ter lançado A Metamorfose dos Pássaros em 2020, filme que já valeu a Catarina Vasconcelos vários prémios internacionais, a realizadora portuguesa prepara-se agora para começar a trabalhar no seu novo projeto. Pintura Inacabada é o nome do seu próximo filme que, segundo o produtor Pedro Fernando Duarte, será uma obra cheia "de magia e de realismo mágico". 

Pintura Inacabada é um filme de ficção sobre "uma mulher, conservadora de pintura, a braços com uma doença terminal, e inspira-se numa história real, da mãe da realizadora, que morreu em consequência de um cancro", adianta a sinopse do projeto, que nos revela ainda que a narrativa "se desenrolará num diálogo entre personagens, obras de arte e a própria realizadora".

Na nota de intenções sobre o projeto, Catarina Vasconcelos explica que quando a mãe morreu em 2003, Portugal ainda "discutia timidamente" a necessidade de cuidados paliativos para doentes em fim de vida, e em 2020 o país "finalmente começou a discutir a legalização da eutanásia, palavra que em grego significa 'boa morte'". "Os filmes não fazem justiça, mas permitem-nos retratar pedaços da nossa realidade e encenar de uma forma mágica as nossas suposições. Nos filmes, até podemos proibir a morte", escreveu a realizadora.

Pintura Inacabada foi um dos filmes selecionados para o TorinoFilmLab, um programa para projetos em fase inicial, tendo recebido um prémio de 8.000€ de apoio ao desenvolvimento de argumento. Segundo o produtor, em declarações à agência Lusa, "dada a morosidade de montagem financeira", o projeto só deverá ser rodado em 2023 e estreado em 2024, tendo atualmente um orçamento estimado de 1,5 milhões de euros, "com possibilidades ainda em aberto para coproduções com alguns países europeus".

Esta é o terceiro filme realizado por Catarina Vasconcelos, depois da curta-metragem Metáfora ou tristeza virada do avesso e da longa-metragem A metamorfose dos Pássaros, que, para além dos inúmeros prémios que já conquistou, é a candidata de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional em 2022.