Header Ads

Morreu o ator Rogério Samora

https://bordalo.observador.pt/v2/q:85/rs:fill:3200:1796/c:3200:1796:nowe:0:34/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2021/07/20115325/35554558.jpg
Foto: Direitos Reservados

Morreu esta quarta-feira, dia 15 de dezembro, o ator Rogério Samora, aos 63 anos. O artista encontrava-se em coma desde o dia 20 de julho, altura em que sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante as gravações da novela Amor Amor, na qual interpretava a personagem Cajó. Rogério Samora contava com mais de 40 anos de carreira, com um percurso que incluía participações em televisão, cinema e teatro.

Em julho deste ano, o ator foi transportado para o Hospital Amadora-Sintra, onde esteve internado na unidade de cuidados intensivos durante mais de dois meses. A 28 de setembro, foi transferido para a unidade de cuidados continuados integrados da Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação (ASFE Saúde), no município de Mafra.

"É com profundo pesar que a SIC lamenta a morte do Rogério Samora, um homem e ator notável, com um talento ímpar na arte de representar. Vivemos momentos felizes e inesquecíveis, que ficarão para sempre na memória de todos. A toda a família e colegas, endereçamos as nossas sentidas condolências", revelou a SIC em comunicado.

A telenovela Amor Amor foi, assim, o seu último projeto enquanto ator, sendo que a sua personagem ainda se encontra no ecrã, uma vez que as cenas que estão atualmente a ser transmitidas pela SIC foram gravadas na primeira metade deste ano. Nazaré ou Mar Salgado, da SIC, bem como Flor do Mar e Fascínios, da TVI, foram outras das produções televisivas nas quais o ator participou, depois de se ter estreado em televisão, na RTP, em 1982, em Vila Faia.

A antiga Casa da Comédia foi o palco no qual se estreou no teatro e como ator, tendo feito o curso de Teatro do Conservatório Nacional. Estreou-se no final da década de 1970, na peça A Paixão Segundo Pier Paolo Pasolini, de René Kalisky, levada a cena pelo encenador Filipe La Féria. No cinema, participou em diversos filmes de realizadores como Fernando Lopes, Miguel Gomes e Manoel de Oliveira. O Filme do Bruno Aleixo, de João Moreira, estreado em 2020, foi o seu último projeto no grande ecrã.