Header Ads

Justin Amorim: "Quem estiver com atenção vai encontrar muitos comentários sociais ao longo da série «5starz»"

Foto: Direitos Reservados

Estreou esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, na RTP Play a série 5starz, um projeto da Promenade Films e da RTP Lab que ganhou forma e está agora acessível ao público. Justin Amorim acumulou o papel de realizador com o de guionista, nesta produção onde são colocados em cima da mesa temas fraturantes da sociedade atual dos quais se destacam a masculinidade tóxica, consentimento, identidade de género, imigração ilegal e sexualidade. 

O Fantastic esteve à conversa com o criador bem como os protagonistas Gonçalo Cabral, Bruna de Magalhães, Mia Fernandes, Índia Branquinho e Bruno "Nurb" Leça para conhecer melhor a história e os obstáculos que atores e equipa técnica tiveram de enfrentar durante o processo de produção.

"A maior dificuldade no set foi, sem dúvida, aprender a andar de patins". É o que nos conta Índia Branquinho, que interpreta a personagem Penélope. O realizador Justin Amorim concorda com a dificuldade partilhada pela atriz e acrescenta ainda que um outro problema foi o facto de ninguém do elenco saber andar de mota. Resta agora contextualizar que 5starz conta a história de cinco amigos que partilham a mesma casa e vivem agarrados a traumas do passado, no entanto, trabalham todos como estafetas numa empresa de entregas de comida ao domicílio. É daí que surge a necessidade de os atores aprenderem a andar de mota, algo que foram conseguindo com tempo e treino. 

Foto: Direitos Reservados
A mais recente estreia da RTP Lab conta com um total de seis episódios, cada um dedicado à história de um dos protagonistas, sendo que o episódio final conta com a presença de todos. "A ideia surgiu a partir de um vídeo que se tornou viral há uns anos atrás onde um estafeta faz uma entrega ao antigo primeiro ministro José Sócrates e é surpreendido por um grupo de jornalistas a entrevistá-lo em direto para as notícias", explica Justin Amorim ao Fantastic. Definido o ponto de partida do enredo, chega o momento de desenhar o perfil das várias personagens. "Todas elas têm alguma coisa de mim e das pessoas que me são mais próximas, mas claro que depois é extrapolado para dentro do universo fictício da série", avança o também fundador da Promenade Films.

O primeiro episódio da produção centra-se nas aventuras da vida de Diego. A personagem interpretada por Gonçalo Cabral vai ser exposta em contexto laboral a uma situação que vai obrigar Diego a mudar-se para uma casa onde vivem quatro amigos excêntricos. Este é o mote ideal para ele iniciar um percurso de autodescoberta ao mesmo tempo que abusa do uso de esteroides e anabolizantes com o objetivo de melhorar a sua forma física. 

Em conversa com o Fantastic, o ator que também já participou em novelas como A Impostora (TVI) e Alma e Coração (SIC) sublinha que o seu Diego "não fala muito da sua dependência ou do comportamento que veio a culminar no ataque que ele sofreu no ginásio". O ator faz ainda questão de realçar que na vida real "estas questões devem ser partilhadas com uma pessoa mais próxima, no sentido de procurar apoio, sendo que essa ajuda deve chegar sem juízos de valor".

Foto: Direitos Reservados

Bruna de Magalhães é a protagonista do segundo episódio de 5starz, ela que se estreia no mundo da representação ao interpretar Maria. "Apesar de me rever muito na Maria, hoje posso dizer que já ultrapassei muitas coisas na minha vida que me distanciam um pouco mais dela, afirma. A verdade é que nesta série a vida de Maria, uma rapariga com autoestima elevada, dá uma volta assim que durante uma entrega descobre que pode utilizar o corpo e o sexo para ganhar mais dinheiro. 

Quem tem um percurso bastante diferente da personagem de Bruna de Magalhães é Vera (Mia Fernandes), que é muito obcecada com a sua aparência e procura conquistar a fama. O que ela não sabe é que a fama chega depois de ser surpreendida por repórteres televisivos durante uma entrega, tornando-se "um meme da internet". Quando questionada pelo Fantastic sobre a mensagem que Vera pretende passar para os espectadores, Mia Fernandes rapidamente nos diz que a sua personagem mostra que "não temos de impor limites em nós próprios e que não devemos desistir dos nossos sonhos e aspirações por acharmos que são impossíveis ou porque não encaixamos no standard das mesmas".

Destaque ainda para Penélope (Índia Branquinho), a mais empreendedora do grupo que dá voz e rosto ao quarto episódio de 5starz. Ainda que pense que tem tudo sob controlo, o negócio de droga paralelo ao seu trabalho enquanto estafeta vai obrigá-la a tomar decisões difíceis. Falta ainda apresentar Rodrigo, que segundo o ator Bruno "Nurb" Leça "é um rapaz que ainda se está a tentar adaptar à vida adulta". "Acho que ele está um bocadinho perdido mas também tenta não pensar muito seriamente no que é que ele gostava mesmo de fazer", diz-nos o ator que assume os comandos do quinto e penúltimo episódio.

Foto: Direitos Reservados

Enquadrado nos géneros drama, comédia e aventura, para Índia Branquinho, 5starz trata-se de "uma série para jovens, feita por jovens". "Para além do humor inteligente e subtil que atravessa os episódios, a nível artístico,  a cinematografia é algo pouco visto em séries nacionais", explica a atriz. Podes ver aqui o trailer da mais recente produção da Promenade Films, na qual, de acordo com o realizador "quem estiver com atenção vai encontrar muitos comentários sociais ao longo da série" uma vez que estes temas vão ser abordados "sem que o espectador seja martelado na cabeça por eles".