Header Ads

Catarina Silva: "Na Cidade FM aprendi que fazer rádio é muito mais do que falar ao microfone"

Foto: Direitos Reservados

A Cidade FM foi recentemente distinguida como a rádio jovem mais ouvida do país. A estação que pertence ao grupo Media capital Rádios alcançou em 2021 um valor histórico de audiências e, por isso, o Fantastic foi conhecer alguns dos locutores que dão voz àquela que é conhecida como a "rádio escola". Catarina Silva, Laura Ferreira e Artur Simões partilharam connosco um pouco da sua rotina na Cidade FM, bem como alguns dos desafios que enfrentam diariamente.

Foi em 1986 que pela primeira vez se ligaram os microfones da Cidade FM. Na altura com o nome Rádio Cidade, a sede era na Amadora e os locutores brasileiros. Ainda assim, o ponto de viragem dá-se em 2002, o ano em que se realiza o primeiro grande estudo de mercado de uma estação radiofónica em Portugal. Uma vez que os resultados não foram benéficos para a Rádio Cidade, a administração encerrou as instalações da Amadora e foi a partir desse momento que se começou a escrever a história da Cidade FM no edifício da Rua Sampaio e Pina.

"A primeira coisa que faço quando chego à rádio é adiar um bocadinho o momento de começar a trabalhar e ficar a aproveitar o convívio enquanto bebo um café". Quem o diz é a locutora Laura Ferreira, contudo, Catarina Silva e Artur Simões partilham do mesmo hábito. Este último confidencia ainda que "a sala de produção, curiosamente, é o local menos produtivo da rádio, já que está sempre a ser invadido por pessoal que quer pôr a conversa em dia". 

Foto: Direitos Reservados

Laura Ferreira explica-nos ainda que sempre foi acostumada a "trabalhar no meio do caos, com muita gente e muita festa" à sua volta. No entanto, também os ouvintes têm direito a muita animação logo ao amanhecer. Rui Simões e Catarina Moreira tomam conta do estúdio de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h da manhã, numa emissão que "não tem dias maus, mas uma coisa é garantida, dias bons não vão faltar".

Entre as 15h e as 17h é Artur Simões quem passa a mensagem do estúdio até aos auriculares dos ouvintes. De seguida, a este junta-se Tecas e Diogo Sena para darem início ao tão aguardado Toque de Saída. "O Toque de Saída, nos seus diferentes formatos, já existe pelo menos desde 2019, pelo que pensar num tema variado acaba por ser um pequeno obstáculo diário que, felizmente, conseguimos sempre contornar", diz-nos Artur Simões. Quando questionado pelo Fantastic sobre o momento mais caricato que viveu na Cidade FM, o locutor revela que "dia sim dia não" vive um episódio desse género. "Há sempre aquela vez em que me disseram, com cinco minutos de antecedência, que ia entrevistar o John Cena, cinco minutos esses que passei à conversa com Mário Augusto", conta. "Conheci o Mário Augusto à porta do quarto de hotel onde iria ser a entrevista, que acabei por preparar à pressa no bloco de notas do telemóvel", acrescenta. Artur Simões sublinha ainda que até hoje nunca teve coragem de ouvir a gravação dessa entrevista.

Foto: Direitos Reservados

A partir das 19h e até às 22h, de segunda a sexta os microfones ficam sob a responsabilidade de Tecas e Diogo Sena, que fazem o chamado Turno da Noite. Às sextas-feiras as emissões não ficam por aqui e André Henriques leva o melhor do funk a todos os ouvintes no programa Baile na Cidade.

Aos fins de semana, é Catarina Silva a primeira a chegar ao estúdio da Sampaio e Pina. A locutora que faz o horário das 7h às 11h avança que foi na Cidade FM que aprendeu que "fazer rádio é muito mais do que falar ao microfone, é tocar quem nos ouve e isso é muito especial". Conhecida como a Catarina do Seixal pelo facto de durante a adolescência ter tido o hábito de enviar muitos áudios para o WhatsApp da Cidade FM com o objetivo de participar nas emissões, tudo começou quando Laura Ferreira levou a rádio à sua escola secundária. O desejo de se tornar locutora cresceu e foi durante a  licenciatura em Sociologia que surgiu a primeira oportunidade de estagiar na Cidade FM. Ainda assim, o fim do estágio não ditou o fim do sonho de fazer rádio. "No dia 23 de agosto deste ano, recebo uma chamada para ir ter uma reunião com o Manuel Cabral, diretor da Cidade FM, e acabei por ser contratada", assume em declarações ao Fantastic.

Foto: Direitos Reservados

Depois de dois anos a fazer as manhãs de segunda a sexta-feira na companhia de Hélder Tavares, Laura Ferreira mudou-se para as tardes de fim de semana. Se numa fase inicial o principal desafio foi "não cair no erro de achar que o fim de semana é um horário com menor importância", agora a sua missão é "inovar, ser relevante e uma companhia que as pessoas gostam de ter nos dois melhores dias da semana".

Podes ouvir a Cidade FM no Porto em 107.2, em Lisboa em 91.6 e em Faro em 99.7, ou então através da aplicação com download gratuito ou no site oficial.