Header Ads

"The Last Shelter" vence o Grande Prémio do "Porto/Post/Doc 2022"

Foto: Direitos Reservados

Foram revelados, este fim-de-semana, todos os vencedores da edição de 2022 do Porto/Post/Doc, o festival de cinema que decorreu de 20 a 30 de novembro no Porto. The Last Shelter, um filme de Ousmane Samassekou, foi o vencedor do Grande Prémio Vicente Pinto Abreu da Competição Internacional do evento.
 
O júri decidiu atribuir este prémio ao filme "pela generosidade das personagens e pelo humanismo com que este filme é feito", naquele que consideram ser "um retrato digno e importante na sociedade dos dias de hoje, de uma certa Melancolia do Exílio, que não explora o sofrimento dos intervenientes, mas que o expõe de forma justa e sem artifícios", adiantou a organizção.

Beatrix, de Lilith Kraxner e Milena Czernovsky, recebeu também uma Menção Honrosa na competição internacional do festival. "Como se tratasse de uma performance de dança contemporânea do quotidiano, o filme apresenta-nos, através duma original abordagem pseudo-documental, à intimidade feminina crua. A essência do tédio sem filtros ou eufemismos, uma não-narrativa captada em quadros magnificamente compostos e enquadrados", explicou a organização.

Para além destes dois premiados na Competição Internacional, o Port/Post/Doc contou com mais vencedores em várias categorias. Conhece a lista completa:
 
Competição Internacional

Grande Prémio Vicente Pinto Abreu
THE LAST SHELTER, Ousmane Samassekou

Menção Honrosa
BEATRIX, Lilith Kraxner, Milena Czernovsky

Competição Cinema Falado
DISTOPIA, Tiago Afonso

Prémio Cinema Novo by Canal180
FRUTO DO VOSSO VENTRE, Fábio Silva

Competição Transmission
NUEVE SEVILLAS, Gonzalo García Pelayo, Pedro G. Romero

Menção Honrosa
KAREN DALTON: IN MY OWN TIME, Richard Peete, Robert Yapkowtiz

Prémio Arché by Companhia das Culturas/Fundação Pereira Monteiro
À PROCURA DA ESTRELA, Carlos Martínez-Peñalver Mas

Prémio Teenage
GABI, BETWEEN AGES 8 AND 13, Engeli Broberg