Header Ads

"Meu Castelo, Minha Casa": Curta-metragem de José Mira distinguida na Sérvia

Foto: Direitos Reservados

O filme Meu Castelo, Minha Casa, uma curta-metragem do português José Mira, foi distinguida com o prémio Best Indie International Film, um dos prémios principais de um dos festivais de cinema mais importantes da Sérvia, o MikroFaF - International Festival of DIY and independent Short Film. Este filme conta ainda com argumento e produção do realizador e do elenco fazem parte os atores Simão Soares, Maria João Pinho e Elmano Sancho.

Meu Castelo, Minha Casa conta a história de Guilherme, um jovem atleta que, intimidado pelo seu treinador de ténis e por criaturas estranhas com mãos de raquete, se envolve num rol de angústia e medo. Na fuga destas criaturas, que o perseguem pelos corredores da sua casa, Guilherme procura a mãe, acreditando que ela é a única que pode acabar com o seu tormento. 

O filme assume-se como "uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos, sobre o que se espera de ambas as partes desta relação de incondicional, e como essas pressões se podem tornar um tormento", num argumento "surrealista filosófico". A curta-metragem, produzida em parceria com a Universidade Lusófona, estreou-se na edição de 2021 do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

Foto: Direitos Reservados

A seleção da produção para a 15ª edição do festival de cinema de terror foi recebida de forma muito positiva por José Mira. "Foi muito gratificante e as pessoas mais próximas reagiram bem à nomeação", explicou, na altura, o realizador ao Fantastic, adiantando ainda que tem como principais e grandes objetivos "contar histórias, fazer pequenas coisas e acima de tudo realizar mais filmes". José Mira afirmou ainda que uma das grandes dificuldades foi a nível monetário, mesmo tendo conseguido alguns financiamentos, ainda que poucos. "Se não fossem estas ajudas, eu não teria sequer feito a filmagem do filme", acrescentou.

Depois do MOTELX, a curta passou ainda no FEST - New Directors/New Films Festival, em Espinho, tendo sido já exibida em doze festivais internacionais, estando distribuído em Portugal, Sérvia, Itália, USA e Reino Unido. "Entre os vários, destacam-se as exibições em festivais tão ambiciosos como o The Rome International Film Festival, em Georgia, nos Estados Unidos, o Festival Internazionale Del Cinema Di Salerno (um dos mais antigos mundo, em Itália) ou o British Horror Film Festival, no Reino Unido", explica o realizador em comunicado.

Vê o trailer do filme: