Header Ads

Lúcia Moniz vence prémio de Melhor Atriz no Raindance Film Festival

https://static.globalnoticias.pt/tsf/image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=bbb237f2-9482-499e-8879-14bcad217671
Foto: Direitos Reservados

A atriz portuguesa foi distinguida no Raindance Film Festival, em Londres, pelo seu papel em Listen, o muito premiado filme de Ana Rocha de Sousa que arrecada, assim, mais uma distinção a nível internacional. Segundo a organização, Lúcia Moniz venceu o prémio devido ao seu "poderoso retrato" de uma mãe que enfrenta os serviços sociais britânicos pela tutela dos filhos.

O festival de cinema independente revelou os premiados da sua 29.ª edição na passada sexta-feira, dia 5 de novembro. Para além de Lúcia Moniz, também a portuguesa Ana Moreira estava em competição na categoria de "Melhor Performance", pelo seu papel em Sombra, de Bruno Gascon. O terceiro nomeado na categoria era Michael Caine, o veterano ator que já recebeu dois Óscares e que nesta premiação concorria por Bestsellers, de Lina Roessler.

Listen estava também nomeado na categoria de Melhor Filme Britânico (uma categoria ganha por The Drowning of Arthur Braxton) e tem vindo a acumular vários prémios desde que venceu em várias categorias no Festival de Cinema de Veneza, entre as quais o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição "Horizontes". Em setembro, Listen conquistou também cinco prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.

Esta é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, sendo um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família de emigrantes portugueses em Londres a quem é retirada a guarda dos filhos por suspeitas de maus-tratos. 

A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante o sistema social e judicial britânicos. Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.