Header Ads

José Mira: “Quero contar histórias, fazer pequenas coisas e acima de tudo fazer filmes”

Foto: Direitos Reservados

Meu Castelo, Minha Casa é a primeira curta-metragem do jovem realizador José Mira e acompanha a história de um menino chamado Guilherme que é perseguido pelo o seu treinador e por umas criaturas estranhas, ao mesmo tempo que procura pela sua mãe de forma a que esta o possa salvar deste “pesadelo”. A produção de estreia do realizador esteve a concurso para o prémio de Melhor Curta Portuguesa na 15ªedição do MOTELX e o Fantastic esteve à conversa com José Mira para saber mais sobre o filme e sobre o seu percurso.

O filme conta com argumento, realização e produção de José Mira e do elenco fazem parte os atores Simão Soares, Maria João Pinho, Elmano Sancho. "Esta curta-metragem foi filmada num contexto escolar, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde o tema era o desporto, sendo que acabei por expandir a ideia, chegando àquilo que queria e terminei o filme dois anos depois", explica-nos

"Apesar de terminar a curta-metragem já fora do curso, depois de ter saído da universidade, esta autorizou a que a história seguisse outro rumo, aquele que podemos ver no resultado final", continua o realizador, que nos explica ainda como é que a ideia para Meu Castelo, Minha Casa surgiu. “Ia a conduzir e imaginei macacos sem mãos que estavam simplesmente a jogar, sendo que o filme parte essencialmente dessa imagem”, adianta José Mira ao Fantastic, sobre esta inspiração surreal.

Quando questionado sobre quais as suas principais inspirações para a realização de Meu Castelo, Minha Casa, José Mira lançou alguns nomes de realizadores que, a titulo pessoal aprecia bastante, como é o caso de David Lynch, Terrence Malik, David Cronenberg ou Dario Argento. "As influências que tive acabaram por ser inconscientes, uma vez que não me quis inspirar em nenhum deles, criando a minha própria ideia”, referiu.

Foto: Meu Castelo, Minha Casa, de José Mira (Direitos Reservados)

A seleção da produção para a a 15ª edição do MOTELX foi recebida de forma muito positiva por José Mira. "Foi muito gratificante e as pessoas mais próximas reagiram bem à nomeação", explica o realizador, que tem como principais e grandes objetivos "contar histórias, fazer pequenas coisas e acima de tudo realizar mais filmes".

No que diz respeito a principais desafios e obstáculos encontrados para a gravação desta curta, José Mira afirmou ao Fantastic que uma das grandes dificuldades foi a nível monetário, mesmo tendo conseguido alguns financiamentos, ainda que poucos. "Se não fossem estas ajudas, eu não teria sequer feito a filmagem do filme", acrescenta.

Todo dinheiro que conseguiu angariar fez com que tornasse o filme mais real possível, que foi gravado no Hospital Júlio de Matos. "Transformei todo o cenário, comprei tintas, mudei direção de portas, basicamente mudámos aquilo tudo", explicou, adiantando ainda que "houve muito trabalho manual", até do próprio realizador. "Tapei buracos com massa para pintar paredes” disse ao Fantastic


"É muito difícil fazer filmes. Neste caso, o gesto de uma entidade fez toda a diferença no orçamento", contou. Um dos exemplos dados foi o da caracterização mão da personagem mais jovem, cujo processo foi muito longo porque "simplesmente não tinha dinheiro", explica José Mira, que deixa um conselho a quem quer fazer filmes e iniciar este caminho: "Se querem mesmo fazer filmes, se querem contar uma história, façam-na. Não tenham medo de fazer mal, simplesmente façam", acredita.

Como futuros projetos do realizador, adiantou ao Fantastic  que o público poderá esperar pelo menos mais duas curtas-metragens. "São dois projetos que quero muito realizar e que vão ser mais longos que esta curta". 
 
Para já, Meu Castelo, Minha Casa continua o seu percurso pelos festivais do cinema e, depois do MOTELX, em Libsoa, e do FEST, em Espinho, a curta-metragem de José Mira ruma agora até ao Chelsea Film Festival, em Nova Iorque. Neste último, o filme poderá ser visto em streaming, de 14 a 18 de outubro, uma vez que o festival decorre em formato online.

Podes conhecer um pouco mais sobre o realizador, bem como o seu trabalho nas redes sociais, especialmente no Instagram. Vê abaixo o trailer da curta-metragem, disponibilizado no Youtube: