Header Ads

"Causa Própria": Nova série portuguesa estreia em 2022 na RTP1

Foto: Direitos Reservados

Com estreia marcada para 2022, Causa Própria, da autoria de Edgar Medina e Rui Cardoso Martins, é uma das novas apostas da RTP1 na ficção nacional. A série acompanha uma história original que nos conta a vida de uma juíza numa pequena cidade portuguesa e conta com realização de João Nuno Pinto.

Causa Própria tem autoria da equipa responsável pela série Sul, exibida em 2019 pela RTP1, tratando-se de "mais um retrato de um Portugal recente", como pode ler-se na apresentação do projeto. A série de ficção conta com sete episódios e acompanha uma série de personagens, levando-nos dos bastidores dos tribunais para o ecrã de televisão.

Na história, Ana (Margarida Vila-Nova) é juíza numa pequena cidade, onde julga os mais diversos casos – dos mais dramáticos a divertidos. Um dia, um jovem aparece morto no jardim central e um grupo de estudantes é apontado como possível culpado. O processo complica-se quando, inesperadamente, a família de Ana é envolvida no processo. Ana terá então de tomar uma decisão: acreditar no amor ou na força da lei. 

Causa Própria foi rodada este ano em Caldas da Rainha, Foz do Arelho e Sintra. A produção da Arquipélago Filmes conta com Margarida Vila-Nova e Nuno Lopes nos papéis principais, num elenco do qual fazem ainda parte nomes como Ivo Canelas, Maria Rueff, Adriano Carvalho, Catarina Wallenstein, António Fonseca, Afonso Laginha e Sílvia Chiola, entre outros.