Header Ads

"A Viagem de Pedro" já chegou aos cinemas portugueses

Foto: Direitos Reservados

A Viagem de Pedro é a mais recente longa-metragem da realizadora Laís Bondanzky, numa narrativa que nos leva às incertezas e inseguranças do reinado do primeiro Imperador do Brasil durante a viagem histórica de 1831 que trouxe o regente de volta à Europa. Resultado da cooperação entre Brasil, França e Portugal, o projeto protagonizado por Cauã Reymond teve estreia nacional no dia 8 de maio de 2022, numa sessão única no Cinema São Jorge, sendo o filme de encerramento do Indie Lisboa 2022. A estreia comercial aconteceu esta quinta-feira, dia 19 de maio, ficando o filme disponível nas salas portuguesas durante as próximas semanas.

Com gravações no Rio de Janeiro, São Paulo e Arraial do Cabo, parte da ação passa-se, também, em Portugal com os cenários da Lisboa, Queluz e a Ilha do Faial como pano de fundo. Com as filmagens finalizadas desde 2008, o projeto nasceu de uma ideia de Cauã Reymond em 2014, que pretendia trazer para o grande ecrã cenas épicas de ação. 

Neste filme, que assume um ponto de vista intimista, o protagonista assume uma postura de grande introspeção durante este regresso e será levado a questionar-se onde falhou durante o período em que assumiu a tutela da antiga colónia portuguesa.

Victoria Guerra é uma das caras deste elenco, interpretando Amélia de Leuchtenberg, esposa do Rei D. Pedro, que se mantém como fiel companheira durante a viagem do herdeiro da coroa a bordo de um navio inglês, inquietado pela frustração de ver ruir tudo o que construiu. Luísa Cruz será a famosa Rainha Carlota  Joaquina, enquanto João Lagarto interpretada Dom João VI, Isac Graça será  Miguel, Welket Bunguê interpreta o Contra Almirante Lar e Isabél Zuaa veste a pele de Dira. 

Do elenco fazem ainda parte nomes como Francis Magee (conhecido por ter dado vida a Yoren em Game of Thrones) Rita Wainer, Luise Heyer, Celso Frateschi, Gustavo Machado, Luisa Gattai, Dirce Thomas, Marcial Mancome e Sergio Laurentino, entre outros.

"Olhando para trás, eu lembro que era um sonho praticamente impossível de ser realizado devido à sua complexidade. É um projeto grande, o maior que eu já dirigi até agora, com um elenco de vários países, falando várias línguas, uma filmagem em que a gente rodou no Brasil, em Portugal, em alto mar", garantiu a realizadora Laís Bondanzky ao site Adoro Cinema. 

O diretor de arte inglês Adrian Cooper e o diretor de fotografia espanhol Pedro J. Márquez  foram os responsáveis pelo trabalho de reconstrução de época deste filme que conta coma chancela de produção da Sereno Filmes e da produtora portuguesa O Som e a Fúria.
 
O primeiro teaser e cartaz de A Viagem de Pedro já foram divulgados, uma vez que a longa-metragem foi selecionada para a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e teve uma sessão especial que decorreu em outubro do ano passado, no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo).