Header Ads

IndieLisboa 2021: "Diálogo de Sombras" em destaque este fim de semana, dias 4 e 5 de setembro

Foto: Diálogo de Sombras, Júlio Alves (Direitos Reservados)
 
Está a chegar o último fim de semana da edição de 2021 do Festival Internacional de Cinema IndieLisboa e o Fantastic tem estado a fazer cobertura diária do evento. Na semana passada, a nossa equipa foi ver o filme do português Júlio Alves - Diálogo de Sombras - e saímos à rua para saber a opinião dos espectadores bem como do realizador acerca da película que vai ser reposta no sábado, pelas 18:45h, no Pequeno Auditório da Culturgest. O Fantastic revela-te este e outros destaques que marcam o primeiro fim de semana de setembro.

É a quarta vez que Júlio Alves estreia um filme no IndieLisboa. Ainda assim, Diálogo de Sombras é uma obra de sucesso que conquistou a admiração e o interesse dos espectadores que o nosso site entrevistou à porta da Cinemateca Portuguesa, no último fim de semana. Em declarações ao Fantastic, Sara destacou a "fusão entre a ideia e a matéria, ou seja, a forma como o filme teve origem na exposição de Pedro Costa, apesar de obviamente não substituir a exposição". "Gostei muito da composição e há partes em que a conjugação de tudo torna o filme muito interessante", completa.

De salientar, que, neste documentário experimental de 60 minutos, o realizador leva o público a fazer uma visita virtual à exposição Pedro Costa: Companhia, dedicada ao cineasta português. A longa metragem integra a secção Director's Cut, destinada a "Filmes Novos que mergulham na memória do cinema como principal inspiração e matéria-prima e filmes que retrabalham o património visual cinematográfico", avança o site oficial do IndieLisboa.

Também em declarações ao Fantastic, outro espectador faz uma reflexão profunda sobre a obra de Júlio Alves: "Eu fiquei surpreendentemente agradado comigo próprio por me sentir confortável a ver o filme". "Começa-se a estar farto das convenções que mostram sempre a mesma coisa, com o mesmo discurso e sinto que este filme foi muito refrescante", explica-nos Telmo. 

Após a estreia de sucesso, Diálogo de Sombras será reposto este sábado no Pequeno Auditório da Culturgest, pelas 18:45h. Se por um lado, Júlio Alves considera que o documentário retrata "permanentes diálogos entre sombras", por outro lado conta-nos que a sua obra não transmite uma mensagem, mas sim "um olhar". 
 
No que toca ao surgimento da ideia para a longa-metragem, o cineasta português adianta: "Depois de ter feito Sacavém (2019), filme em torno de um conjunto de objetos relacionados com alguns filmes de Pedro Costa, houve a possibilidade de filmar a exposição Pedro Costa: Companhia (Serralves 2019)". "Na sequência desse trabalho surgiu a vontade de continuar a olhar para a exposição", prossegue. Por fim, Júlio Alves conclui: "Diálogo de Sombras, resumidamente, é a minha montagem com os materiais que Costa nos disponibilizou".
 
Foto: Tracing Utopia, Catarina de Sousa e Nick Tyson (Direitos Reservados)
 
Para além da reposição do documentário Diálogo de Sombras, o alinhamento para sábado, 4 de setembro, contempla ainda a Competição Internacional de Curtas 6 e 7. A primeira vai decorrer às 19h, no Grande Auditório da Culturgest, e inclui o filme Tracing Utopia, uma produção que conta com a assinatura da portuguesa Catarina Sousa. Sabe-se ainda que a Competição Internacional de Curtas 7 terá lugar no Pequeno Auditório da Culturgest, pelas 21:30h.

Clica aqui para veres a programação de sábado, dia 4 de setembro

Foto: Flee, Jonas Poher Rasmussen (Direitos Reservados)    

Flee, de Jonas Poher Rasmussen, em destaque na noite de domingo

No domingo, dia 5 de setembro, o Grande Auditório da Culturgest vai receber a produção de Jonas Poher Rasmussen intitulada Flee. O documentário de animação conta-nos a história de Amin, que antes de se casar resolve contar um segredo que esconde há mais de duas décadas. O protagonista revela então que chegou à Dinamarca como refugiado afegão e ainda vive com alguns traumas. Nada como aproveitar o encerramento do fim de semana para assistir a uma obra cujo tema é fraturante e bastante atual, numa altura em que nas redes sociais e imprensa chovem diariamente imagens e vídeos de afegãos que procuram sair do país devido à chegada dos talibãs.
 
Clica aqui para veres a programação completa de domingo, dia 5 de setembro