Header Ads

Primeira edição do "Festival A Estrada" arranca a 8 de setembro

https://i.ytimg.com/vi/2VynMRhvrlA/maxresdefault.jpg
Foto: Direitos Reservados
 
Está a chegar o Festival A Estrada, um evento que não se resume apenas a concertos ao vivo, mas também a sessões de cinema, conversas, caminhadas, artes performativas e gastronomia. Apesar de ser a primeira edição, a entidade promotora assume em nota de imprensa que "2021 será uma espécie de ano zero, de auscultação e tração ao terreno". Gaspar Varela e Paulo Parreira, Sampladélicos, O Gajo, Maria Adélia Botelho e Charlie Mancini são alguns dos nomes que vão marcar presença no Festival A Estrada, a decorrer entre 8 e 12 de setembro.

A primeira edição do Festival A Estrada não se distingue apenas pelas atividades e programas que oferece a par com a música. Há mais uma particularidade. Se a grande maioria dos festivais de verão tem um local definido, o Festival A Estrada vai andar de palco em palco ao longo de 5 dias, completando um percurso que liga a Serra de São Francisco à Praia da Costa de Santo André. 

O terreiro da antiga corticeira, na aldeia de São Francisco da Serra, vai acolher a estreia do festival, bem como as atuações da noite seguinte. Neste que será o Palco Serra, o público vai poder assistir à atuação da Banda Filarmónica, ao concerto de O Gajo, Maria Adélia Botelho e Gabriel de Matos. Para além disso está também prevista uma caminhada desde São Francisco à Ermida do Livramento, uma sessão de cinema, teatro e muito mais. 

Foto: Direitos Reservados
Na sexta-feira, 10 de setembro, o evento vai até ao terreiro do Lugar do Farrobo, onde os Sampladélicos e Do Monte vão subir ao Palco Estrada. No dia seguinte, o Centro Nacional de Educação Ambiental e Conservação da Natureza, situado na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha, vai ser o palco principal do Festival A Estrada. 

Para encerrar esta grande festa da melhor maneira, o Festival A Estrada convida as pessoas a deslocarem-se até ao Santo André Beach Club para assistirem ao concerto dos Pintassilgo e o seu Bando, Gaspar Varela e Paulo Parreira e ainda Vozes Alem'Tejo.

A organização promete ainda que ano após ano "cruzar-se-ão no Festival A Estrada, memória, tradição e inovação, em interação com os lugares do festival, com os habitantes locais e com os visitantes". Explica ainda em nota de intenções que o evento resulta de "uma proposta da Transiberia em parceria com a Artéria e o Município de Santiago do Cacém, a cruzar caminhos para a qualificação e dinamização da oferta cultural da região".

Podes assistir aqui ao trailler do Festival A Estrada, que vai decorrer entre 8 e 12 de setembro.