Header Ads

IndieLisboa2021: Quarta sessão da Competição Nacional de Curtas em destaque esta segunda-feira, 30 de agosto

Foto: The Shift, Laura Carreira (Direitos Reservados)
A segunda semana do Festival Internacional de Cinema IndieLisboa arranca com a quarta sessão da Competição Nacional de Curtas, na qual vão ser postos à prova quatro filmes produzidos em Portugal. A secção Silvestre também vai ter uma forte presença esta segunda feira, com a exibição das obras Her Socialist Smile, By The Throat e Au Jour d'Aujourd' Hui. O cinema ao ar livre é também um dos destaques deste início de semana, com a reposição do filme português A Távola de Rocha na esplanada da Cinemateca Portuguesa, às 21:30h.

No Cinema São Jorge a animação está garantida e o fim de tarde desta segunda-feira vai ficar marcado pela quarta sessão da Competição Nacional de Curtas. Ainda assim, a competição nacional não fica por aqui, uma vez que ainda falta uma última sessão destinada a curtas portuguesas que está marcada para terça-feira, dia 31 de agosto. Voltando ao programa de hoje, o documentário e a ficção serão os géneros dominantes.

Às 19h em ponto, Gonçalo Robalo e Rita Figueiredo vão assistir à estreia mundial do seu filme intitulado A Dobra. Depois de Gonçalo Robalo realizar as curtas-metragens Leite (2013), Entre Paredes (2013) e Os Mortos (2018) e de Rita Figueiredo ter marcado presença no Festival de Curtas de Vila do Conde e em outras edições do IndieLisboa, os dois decidem juntar-se para produzir A Dobra. Sopro, de Pocas Pascoal, será outro dos destaques da Competição Nacional de Curtas 4. A película explora a história de um casal holandês que perdeu a sua quinta durante os incêndios de Pedrógão Grande, no verão de 2017. Recorde-se que o Ministério Público contabilizou um total de 63 mortos e 44 feridos como resultado deste incêndio. 

Foto: Sopro, Pocas Pascoal (Direitos Reservados)
A precariedade laboral será também um dos temas que vai estar em cima da mesa ao longo da sessão. Catatonia, de Tiago Rosa-Rosso é "Um filme que funciona como metáfora para a precariedade laboral de uma geração representada por três amigos", avança a sinopse. "Um deles, que vai sobrevivendo com biscates, encontra Ivo, um amigo que parece bastante catatónico ou sonâmbulo", prossegue o texto, revelando ainda que "Começa, assim, uma saga para o ajudar". Laura Carreira é a outra realizadora que procurou elaborar uma película que também tem a temática da precariedade como foco principal. Com um supermercado como pano de fundo, The Shift conta a história de uma senhora que, enquanto está na fila para pagar as compras, é surpreendida com um telefonema no qual a informam que acabou de ficar sem trabalho. O filme de Laura Carreira integra também a Competição Internacional de Curtas e recentemente marcou presença no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo.

A entidade promotora do evento anunciou ainda que a Competição Nacional de Curtas 4 vai ser reposta na próxima sexta-feira no Cinema São Jorge, às 18:45h.

Secção Silvestre integra o alinhamento desta segunda-feira com três longas-metragens

O cinema francês chega ao Pequeno Auditório da Culturgest, desta vez com a exibição da longa metragem Au Jour D' Aujourd' Hui, da autoria de Maxence Stamatiadis. A obra de ficção que vai ser exibida às 21:30h relata dois momentos temporais que se separam num espaço de 11 anos. Segundo consta na sinopse, o primeiro momento da ação remete para 2013, ano em que Edouard e Suzanne Mouradian vivem rodeados de grandes tecnologias e das visitas dos seus netos. Em 2024, a tecnologia é a única companhia de Suzanne e esta descobre uma aplicação que promete trazer Edouard de volta à sua vida.

Foto: Au Jour D'Aujourd' Hui, Maxence Stamatiadis (Direitos Reservados)
A história de vida de Helen Keller também vai ser conhecida pelo público através do documentário Her Socialist Smile, de John Gianvito. Com estreia nacional no Cinema São Jorge pelas 18:45h, o filme retrata o percurso da escritora, professora e ativista que perdeu a audição e a visão em criança, tendo sido capaz de superar todos os limites. A programação do Cinema São Jorge encerra com a exibição da longa-metragem By The Throat, na qual Effi e Amir fazem uma análise e um estudo acerca do discurso humano. A sessão está prevista para as 21:30h.

Clica aqui para veres a programação completa de segunda-feira, 30 de agosto

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e nas bilheteiras físicas.