"IndieLisboa 2021": "Novíssimos" e longas-metragens em destaque esta segunda-feira, dia 23 de agosto
Foto: Direitos Reservados |
Ao terceiro dia de IndieLisboa 2021, chegam também algumas novidades, com o arranque da secção Novíssimos, sessão na qual estarão em competição curtas-metragens de novos realizadores portugueses. Para além da exibição das seis primeiras curtas deste segmento, estão ainda programados sete outros filmes para esta segunda-feira, dia 23 de agosto. O Fantastic apresenta-te os destaques da programação para este dia.
Novíssimos trata-se de uma secção competitiva constituída por um conjunto de filmes de jovens cineastas que estão a dar os seus primeiros passos. "Alguns realizaram o seu filme em contexto escolar, outros foram destemidos ao ponto de realizarem sozinhos uma primeira obra, independentemente de qualquer apoio", explica a organização. "Portugal continua a afirmar novas vozes no contexto cinematográfico que queremos apoiar e mostrar", acredita ainda o Indie Lisboa.
Foto: Direitos Reservados |
Novíssimos arranca com primeira sessão no Cinema São Jorge
A primeira sessão de Novíssimos acontece no Cinema São Jorge, na Sala Manoel de Oliveira, às 19h00 e volta a ser exibida a 28 de agosto na Culturget, pelas 18h45. Nesta primeira seleção, poderás assistir aos filmes Miraflores, de Rodrigo Braz Teixeira; Fruto do Vosso Ventre, de Fábio Silva; Se o que oiço é Silêncio, de Rosa Vale Cardoso; Hunting Day, de Alberto Seixas; Party Tattoos, de Teresa Sandeman; e Noctur, de Ana Vala. Fica a conhecer melhor cada um destes filmes, clicando aqui.
Neste dia, destacamos ainda a exibição do documentário Holgut, um filme russo que estreia agora em Portugal e que conta com realização de Liesbeth De Ceulaer. O derreter do permafrost (ou pergelissolo) é um tema preocupante face a questões relativas às alterações climáticas. Este filme funciona como "um portal para a realidade se moldar com a ficção, ou mesmo o mito". Diferentes personagens vasculham a tundra da Sibéria em busca de uma rena rara ou de células viáveis do extinto mamute. Durante a odisseia, como saber quando a esperança se torna obsessão? É esta a pergunta que dá o mote ao filme que poderá ser visto às 18h45 no Cinema São Jorge.
Na Cinemateca, poderemos contar com duas sessões duplas, ao final da tarde e ao início da noite. Pelas 19h, passam Fitas Cirúrgykas, de Edgar Pêra, e The Last Stage, de Wanda Jakubowska. Depois, às 21h30, as sessões de cinema continuam com a exibição dos filmes Watching the Detectives, de Chris Kennedy, e Forensickness, de Chloé Galibert-Laîné.
Foto: Direitos Reservados |
Documentário e ficção compõem as propostas noturnas no Cinema São Jorge
Também no Cinema São Jorge, a noite fica preenchida com a exibição de duas longas-metragens, um documentário e uma ficção. O primeiro, a ser exibido às 21h30, passa na sala 3 e chama-se Live from the Centre of the Earth, contando com realização de Iain Forsyth e Jane Pollard. O filme leva a nossa ligação primordial à
música de volta à caverna pré-histórica. Quando a pandemia parou todas
as digressões, a nova banda de Jarvis Cocker, Jarv Is…, decidiu
apresentar o seu novo álbum nas profundezas de uma caverna em
Inglaterra. É este o fio condutor do documentário que pode ser ainda revisto no dia 29 de agosto, na mesma sala, às 18h45.
Clica aqui para veres a programação completa de segunda-feira, 23 de agosto.
Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline ou nas bilheteiras físicas.
Comente esta notícia