Header Ads

"IndieLisboa 2021": Competição Nacional de Curtas arranca esta quarta-feira, 25 de agosto

https://comunidadeculturaearte.com/wp-content/uploads/2021/08/Boa-Noite-de-Catarina-Ruivo.jpg
Foto: Boa Noite, de Catarina Ruivo (Direitos Reservados)

 O arranque da Competição Nacional de Curtas é o destaque deste quinto dia de IndieLisboa 2021. A primeira sessão contará com quatro curtas-metragens portuguesas, num dia em que poderemos assistir ainda a várias longas-metragens e a uma retrospectiva dedicada a Camilo Restrepo.

I Comete, de Pascal Tagnati, na secção Silvestre; Shiva Baby, de Emma Seligman, é exibido integrado na Competição Internacional, enquanto Diálogo de Sombras, de Júlio Alves, e O Sangue, de Pedro Costa, passam na sessão Director's Cut. O Fantastic apresenta-te os destaques da programação para este dia 25 de agosto.

https://images.mubicdn.net/images/film/315255/cache-706160-1629307074/image-w1280.jpg
Foto: O Que Resta, de Daniel Soares (Direitos Reservados)

Competição Nacional de Curtas arranca com a exibição de quatro filmes

A primeira sessão da Competição Nacional de Curtas tem início marcado para as 21h45, na Sala Manoel Oliveira, do Cinema São Jorge. O Que Resta, de Daniel Soares, 13 Ways of Looking at a Blackbird, de Ana Vaz, Transportation Procedures For Lovers, de Helena Estrela, e Boa Noite, de Catarina Ruivo, são os filmes programados para este dia.

O Que Resta marca a estreia de Daniel Soares no formato de ficção, depois de "um percurso pelo cinema documental (mais ou menos) publicitário nos EUA", num filme que "contraria o seu ritmo acelerado com um silêncio e uma lentidão surpreendentes". Na história, um homem e o seu carneiro embarcam num road movie que faz da Guarda um Texas pedregoso, "numa fábula contra a inevitabilidade das coisas, contra o esquecimento e a desistência".

13 Ways of Looking at a Blackbird trata-se de um documentário experimental de Ana Vaz e é o resultado de uma colaboração ao longo de um ano entre a realizadora e dois estudantes de liceu, Vera Amaral e Mário Neto, resultando num "filme caleidoscópico sobre o que é olhar, ser olhado e sobre o potencial latente do cinema". 

Transportation Procedures For Lovers, de Helena Estrela, é uma experiência sinestésica em que, "entre uma história de um casal que se separou e um telefonema à Fedex perguntando se esta transportaria pessoas", se reflecte sobre os melhores métodos para se chegar mais perto de quem se ama.

Finalmente, Boa Noite é um filme "delicado, qual casa de bonecas", realizado por Catarina Ruivo e que mostra uma comovente ligação entre avó e neto e como ambos funcionam como "o porto seguro um do outro — especialmente quando uma personagem marota tenta incutir-lhes alguns medos".

Esta sessão inaugural de curtas-metragens nacionais poderá ser ainda vista no dia 1 de setembro, às 21h45, na Sala 3 do Cinema São Jorge.

I Comete: A Corsican Summer (2021) | MUBI
Foto: I Comete, de Pascal Tagnati (Direitos Reservados)

Longas-metragens e curtas de Camilo Restrepo completam a programação desta quarta-feira

A sessão Foco Silvestre Camilo Restrepo – Curtas, que poderá ser vista às 18h45 na Sala 3 do Cinema São Jorge, fará uma retrospectiva do trabalho do realizador, com a exibição de cinco curtas-metragens. Nascido em Medellín, na Colombiam em 1975, Camilo Restrepo vive e trabalha em Paris. O realizador ganhou a Pardino d’Argento no Locarno Film Festival duas vezes e os seus filmes foram selecionados para a Quinzena dos realizadores em Cannes e para festivais incluindo Toronto e Nova Iorque.

Na Cinemateca Portuguesa poderemos assistir a duas longas-metragens dos portuguesas. O documentário experimental Diálogo de Sombras, de Júlio Alves, é exibido às 19h00 na Sala Félix Ribeiro. Já O Sangue, a primeira longa-metragem de Pedro Costa, é projetada às 21h45 na esplanada da Cinemateca, um filme de 1989, protagonizado por Pedro Hestnes, Nuno Ferreira e Inês de Medeiros.

Ainda na secção Silvestre, e em estreia nacional, a sala Manoel Oliveira do Cinema São Jorge exibe, às 19h00, o filme Au coeur du bois, de Claus Drexel. O princípio desta história é um bosque que rodeia a cidade e, nele, circulam estranhas personagens que contam as suas histórias, mas também recebem os seus clientes. No coração do bosque, são elas as suas senhoras. Esta será a única exibição da longa-metragem no festival.

Também em estreia nacional, o Cinema São Jorge projeta duas longas-metragens no período da noite. Shiva Baby, de Emma Seligman, integra a Competição Internacional e passa na Sala Manoel de Oliveira às 21h15, voltando a ser exibida na Culturgest, a 2 de setembro, às 19h00. Já I Comete, de Pascal Tagnati, é exibido às 21h30 na Sala 3, numa história que se passa numa vila na Córsega, no verão, onde acompanhamos um pedaço da vida dos seus habitantes, entre as brincadeiras dos mais novos, os namoros dos adolescentes e as considerações dos mais velhos.

Clica aqui para veres a programação completa de quarta-feira, 25 de agosto.

Toda a programação pode ser consultada no site e app oficiais do festival. Os bilhetes estão à venda na Ticketline ou nas bilheteiras físicas.