Header Ads

Sofia Teixeira Gomes realiza o telefilme "Vizinhas" para a RTP1

Foto: Bernardo Gomes de Almeida (Direitos Reservados)

O reencontro de duas amigas que não se vêm há décadas é o mote de Vizinhas, um dos telefilmes da coletânea "Contado por Por Mulheres", que conta com Sofia Teixeira Gomes como realizadora. A produção da Ukbar para a RTP1 foi rodada entre 28 de junho e 10 de julho  em Ferreira do Zêzere e estreia na televisão em 2022.

O telefilme é inspirado num dos contos do livro Prantos, amores e outros desvarios, de Teolinda Gersão, contando com argumento adaptado por Ana Brito e Cunha, Mário Cunha e Valéria Carvalho. Na história, depois de décadas sem se verem, Maria João e Maria José preparam-se finalmente para recuperar a sua amizade quando a família a família da primeira decide interná-la num lar para a terceira idade. É a partir desta premissa que a narrativa se desenrola.

A produção conta, no elenco, com nomes como Natalina José, Margarida Carpinteiro, Madalena Aragão, Beatriz Frazão, Joana Seixas, Catarina Rebelo, Miguel Amorim, Gustavo Alves, Lucas Dutra, Sofia Espírito Santo e Inês Fouto. 

"Contado por Mulheres" é um projeto que reúne dez realizadoras de várias gerações, "que possuem um forte sentido narrativo, com uma grande experiência ora na representação ora na publicidade, e que têm merecido grande reconhecimento a nível nacional e internacional em várias áreas", explica a RTP, adiantando que esta é "uma ação inédita no audiovisual português".