Header Ads

MOTELX regressa de 7 a 13 de setembro ao Cinema São Jorge com algumas novidades

Foto: Direitos Reservados - Nuno Neves

O terror está de regresso à capital para a 15ª edição do MOTELX - Grande Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, de 7 a 13 de setembro, no prestigiado Cinema São Jorge, este ano com algumas novidades no certame. Numa altura em que o setor da cultura tem estado bastante afetado devido à pandemia, a organização anunciou na sessão de apresentação os principais destaques e o Fantastic conta-te tudo o que poderás esperar desta edição.
 
Para além das novidades a nível cinematográfico, poderás contar ainda com o regresso do Warm Up, um evento que antecede os dias principais do festival. O Prémio MOTELX, atribuído à Melhor Curta de Terror Portuguesa, também está de volta. Em parceria, e com apoio financiado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este prémio no valor de 5000€ tem vindo a reforçar a importante missão de apoiar a produção nacional do género.

De 2 a 4 de setembro será realizado, assim, o Warm Up, uma das iniciativas que antecedem o festival, com o Convento de São Pedro de Alcântara a ser o palco do espetáculo RAPSODO, numa noite  “dedicada à palavra, contos, textos e histórias ligadas ao universo do terror e do fantástico”. Esta produção conta com a presença de algumas figuras bastante conceituadas do público português, como é o caso de Maria João Luís, José Anjos, Miguel Borges e Vitor Alves da Silva. 

Para além do espetáculo RAPSODO, em estreia mundial absoluta, a organização apresenta Vizões do Ego, uma "Encenação Pictórica de Edgar Pêra", numa incursão do artista português, com dramatização luminotécnica de Rui Monteiro e banda sonora de Artur Cyaneto. Para complementar a secção do Warm Up, o cinema ao ar livre estará de regresso ao Largo Trindade Coelho, com o programa a ser anunciado brevemente pela organização do certame.

 

https://assets.papelpop.com/wp-content/uploads/2021/05/the-green-knight-trailer-dav-patel.png
Foto: The Green Knight, realizado por David Lowery (Direitos Reservados)

Com o início do Festival a 7 de setembro, e sendo que a temática do terror está a passar por um “momento de ouro”, as longas metragens escolhidas nesta edição são um “reflexo de diversidade e qualidade" pelo que anda a ser realizado além fronteiras, avança a organização. Entre o leque de títulos disponíveis, podemos contar com The Green Knight, realizado por David Lowery, The Black Medusa, de Ismaël e Youssef Chebbi, The Lodger, por Baptiste Drapeau, bem como a presença de uma longa-metragem portuguesa, realizada por Carlos Conceição, intitulada Um Fio de Baba Escarlate, entre outros destaques.

A secção Fúria Assassina: Mulheres Serial Killer é outra das novidades e "quebra um pouco do enguiço de que todas as grandes personagens icónicas de terror são sempre protagonizadas por figuras masculinas". Por isso mesmo,  a organização selecionou alguns filmes, homenageando, de igual modo, o ponto de vista das mulheres nesse aspecto. Nesta secção, encontramos longas-metragens como Audition, de Takashi Miike, Serial Mom, realizado por John Waters, ou Monster, de Patty Jenkins.

No campo das curtas-metragens, já foram anunciados cerca de sete filmes que vão estar a concurso para o Prémio Mèliès D'Argent- Melhor Curta Europeia, contando desde já com duas curtas de realizadores portugueses - A Terra do Não Retorno de Patrick Mendes e Lobo Solitário de Filipe Melo - para além de outras internacionais, como Dar-Dar de Paul Ukrijo Alijo, Hysteria de Anssi Määttä ou The Foul por James Button.

O Quarto Perdido, O Coração das Trevas Português é uma secção inteiramente dedicada à exibição de filmes de terror português. Numa altura em que se assinalam os 60 anos da Guerra Colonial, este ano revisita-se a trilogia (incompleta) do Ultramar e o MOTELX proporciona aos visitantes dois filmes, realizado pela dupla Joaquim Leitão e Tino Navarro - Inferno e 20,13 Purgatório.

Os mais novos também vão ter um cantinho dedicado a si no evento deste ano, ainda que com pouco terror, no regresso do espaço Lobo Mau. Para além de outras produções, poderemos contar com um dos filmes do conceituado realizador Japonês Hayao Miyazaki, intitulado de Spirited Away (2001). Também integrada nesta programação poderemos ver Sustos Curtos, uma compilação de curtas de terror lúdicas e divertidas que prometem conquistar não só miúdos como graúdos.

Haverá também espaço para o regresso da secção "microCURTAS", incentivando a quem queira enviar produções curtas com a duração máxima de 2 minutos, devendo ser realizadas através de meios básicos como um smartphone, tablet ou uma webcam.

Concluindo as novidades anunciadas, haverá uma espécie de “Volta a Portugal MOTELX”, com a organização do festival em especial parceria com os Cinemas NOS, levando um pouco do evento a novos públicos, de norte a sul do país, a partir do dia 13 de setembro. As datas, sessões e locais serão anunciados posteriormente no mês de agosto.

Já são também conhecidas as 12 curtas finalistas da competição nacional. Conhece-as aqui.

Todas as iniciativas bem como o respetivo certame serão realizados cumprindo as normas de segurança definidas pela DGS. Os bilhetes para a 15ª edição do festival ainda não se encontram disponíveis, podendo ser adquiridos posteriormente no Cinema São Jorge para todas as sessões do evento, com mais informações a serem disponibilizadas para o efeito pelo MOTELX na página oficial do evento muito em breve. 

Vê abaixo o Spot Oficial do MOTELX, realizado por Nuno Baltazar, e produzido pela Grumpy Panda, com Sónia Balacó e Guilherme Moura como protagonistas: