Header Ads

"O Regresso do Desejado": Trilogia de Ricardo Costa Correia sobre D.Sebastião será adaptada para série de televisão

Foto: Direitos Reservados

O Regresso do Desejado é o nome da trilogia de Ricardo Costa Correia, cujos livros foram lançados entre 2018 e 2020. O último volume intitulado Redenção está nas livrarias desde agosto do ano passado. Ainda assim, o projeto que gira em torno do Rei D. Sebastião está agora em processo de passagem do papel para o ecrã.

Se muitos pensam que a batalha de Alcácer Quibir simboliza o fim de D. Sebastião, Ricardo Costa Correia parte da premissa oposta para desenvolver um conjunto de três obras de ficção histórica, onde relata o regresso do rei (que se jurava desaparecido) a Lisboa e ao trono, determinado a fazer esquecer a derrota sofrida em Marrocos e a assumir-se como único senhor sobre um Portugal que se encontrava sob o domínio espanhol.

Ascensão, Inquisição e Redenção constituem a trilogia intitulada O Regresso do Desejado, que se encontra agora numa fase de adaptação para série de televisão. A oportunidade de difundir o projeto para além das plataformas em papel surge no contexto de uma apresentação de um dos livros em que o autor decidiu convidar um ator para interpretar D. Sebastião, naquela que seria apenas uma tentativa de conquistar mais leitores. Contudo, Ricardo Correia decidiu mais tarde juntar um grupo de amigos e fazer uma recriação histórica da obra para que, no futuro, O Regresso do Desejado possa ser emitido numa estação de televisão.

O trabalho de adaptação das obras já está em curso com o apoio do realizador Pedro Gonçalves e através de uma parceria com a produtora nacional Lightbox. As obras que constituem esta trilogia foram lançadas em conjunto com a Ego Editora, sendo que o mais recente volume saiu em agosto de 2020.

Para além do projeto literário O Regresso do Desejado, Ricardo Costa Correia lançou em 2017, com a mesma editora, a obra O Segredo dos Bragança. Também se trata de um romance histórico, mas desta vez leva os leitores numa viagem pela Casa de Bragança, desde os tempos da rainha D. Catarina até ao reinado do rei D. Carlos, numa altura em que a monarquia atravessava uma forte crise que só culminou com a Implantação da República quase dois anos após a morte de D. Carlos.

Podes assistir aqui ao booktrailler da trilogia O Regresso do Desejado, da autoria de Ricardo Costa Correia: um engenheiro civil que seguiu o caminho da literatura após alguns anos de escrita em blogs, revistas e publicações online.