Header Ads

“Antígona” estreia em julho no Teatro Romano

Foto: Direitos Reservados

O clássico de Sófocles voltará aos palcos pela mão de André Murraças, que assume a encenação e dramaturgia nesta nova versão de Antígona. A peça sobe ao palco do Teatro Romano no próximo dia 6 de julho e estará em cena até ao dia 30 de julho, com exibições de terça a sexta, às 21h00.

Antígona é uma mulher de lutas, que nesta tragédia clássica pretende enterrar o irmão que foi morto durante a guerra mas que se vê a braços numa batalha contra o estado que o considera indigno. Visto como um traidor da pátria, os regentes pretendem deixar o corpo insepulto, levando a uma onda de revolta que vai afetar toda a família de Antígona. 

Empenhada em cumprir a sua vontade, esta mulher muda a mentalidade do rei Creonte, numa narrativa que promete questionar o papel de quem se acha superior ao outro assumindo o papel de Deus enquanto mandatário de decisões sobre todos, escondendo um passado de esqueletos e ambição. As leis da sociedade são assim discutidas nesta subida a palco de um texto que usa o passado para questionar o atual estado do mundo.

Com a leitura poética a que o argumento obriga, e utilizando o cenário natural do Teatro Romano em Lisboa, a peça conta com as interpretações de Cláudio de Castro, João Duarte Costa, Vítor Alves da Silva, Leonardo Proganó e Vítor Silva Costa. 

André Murraças acumula a encenação e dramaturgia com os figurinos de época, trazendo uma nova versão do texto que continua a puxar os galões do passado para discussões sobre a atualidade e o respeito pelo outro.  Os bilhetes já estão disponíveis para compra nos pontos de venda habituais.