Header Ads

"Maluda": Telefilme baseado na vida da pintora portuguesa estreia dia 15 de novembro na RTP2

Foto: Assunção Castelo Branco

A RTP2 estreia no próximo dia 15 de novembro, às 22h00, um telefilme inspirado na vida da pintora portuguesa Maluda, no dia em que a artista celebraria 87 anos. Depois da aposta em O Ego de Egas no final de 2020, a estação pública volta a exibir num filme biográfico, desta vez protagonizado por Margarida Moreira. A realização fica a cargo de Jorge Paixão da Costa e a produção de Anica Chaves.

A nova aposta da estação pública vai retratar a vida da pintora portuguesa, de nome verdadeiro Maria de Lurdes Ribeiro e que nasceu a 15 de novembro de 1934, em Goa, tendo falecido a 10 de fevereiro em 1999, em Lisboa. Maluma viveu desde muito nova em Lourenço Marques (atual Maputo) e, em 1963, foi para Paris, onde trabalhou na Académie Grande Chaumiére com o pintor Jean Augame. 
 
Maluda chegou à cinzenta Lisboa e causou furor com a sua pintura geométrica e os seus retratos. O talento único chamou a atenção das principais famílias do país, que a colocou junto dos centros de decisão. Apaixonou-se por uma atriz 10 anos mais jovem, mas manteve a relação em segredo durante a ditadura, sob pena de perder certos privilégios e o acesso a certos meios. Porém, o 25 de Abril não lhe trouxe liberdade, condenando o amor à manutenção das aparências.
 
A rutura amorosa, profundamente dolorosa, levou-a ao Brasil onde encontrou alguns dos seus principais
clientes fugidos ao PREC. Como paliativo para o sofrimento amoroso, começou a trabalhar com empresas e a ganhar muito dinheiro. Foi neste contexto que aceitou o desafio dos CTT de criar alguns dos selos da coleção de filatelia da empresa. Ainda assim, a vida burguesa, os reposteiros e os móveis de antiquário com que engalanou a sua casa, não lhe permitem esquecer o amor preterido até ao final da vida. 

A ação do telefilme passa-se na década de 70 e nos finais dos anos 80, tendo a sua casa em Lisboa como ponto central. Maluda desenvolve-se em torno de uma entrevista concedida a uma jornalista, onde a pintora discorre sobre a sua vida e obra, levando-nos a conhecer várias situações passadas, ilustrando assim melhor a sua personalidade.  O pretexto para esta conversa são os selos que desenhou para os CTT e que acabariam por conquistar o Prémio Mundial para o Melhor Selo (1987 e 1989).

Para além de Margarida Moreira, no papel de Maluda, fazem ainda parte do elenco Ana Zanatti, Dinarte Branco, Valerie Braddell, Mariana Norton, Pedro Pernas, Filipa Louceiro, Filipe Crawford, Miguel Monteiro, Carlota Crespo e Eduardo Breda.