Header Ads

Gio Lourenço apresenta“Preta” na 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza

https://www.bantumen.com/wp-content/uploads/2021/04/120859310_2750653268481298_4949173137643921145_n.jpg Foto: Direitos Reservados

O ator angolano Gio Lourenço vai apresentar a performance Preta, no Pavilhão da Holanda na 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza. A viver atualmente em Portugal, o artista sobe agora ao palco de um dos mais importantes eventos de arte do mundo. A Bienal de Arquitetura de Veneza arranca a 22 de maio, com o tema “Como viveremos juntos?”, depois de ter sido anulado no ano passado devido à epidemia.

“O corpo reencontra os gestos e os itinerários da transição da infância para a juventude. Preta era a cadela feroz que delimitava a fronteira  entre a casa e a escola, obrigando a experimentar movimentos de fuga, de silêncio e de transgressão”, revela-nos a sinopse da performance que absorve dois universos distintos, fechados sobre si próprios e as possibilidades de ligação entre eles.

Preta é uma criação de Gio Lourenço, que foi convidado a participar no evento através da arquitecta Afaina de Jong, fundadora do estúdio Afarai. Segundo o site Bantumen, este trabalho tem como base as suas memórias dos anos 1990, quando saiu de Luanda em direção ao Bairro do Fim do Mundo, perto de Cascais, que na altura era habitado na sua maioria por emigrantes vindos de Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Gio Lourenço é ator residente do Teatro GRIOT, desde a sua formação, tendo participado em peças de Zia Soares, Rogério de Carvalho, Nuno M. Cardoso, Guilherme Mendonça, Bruno Bravo, António Pires e João Fiadeiro. Inspetor Max, Equador ou Ele é Ela, da TVI, são algumas das produções televisivas que integrou. O ator foi ainda um dos protagonistas do filme Arriaga, de Welket Bungué.