Header Ads

“Crimes Submersos” é a nova coprodução da RTP e da TVE


A RTP continua a criar novas parcerias para os seus novos projetos de ficção. Crimes Subemersos, que em Espanha receberá o título de Sequía, é o novo thriller que une o canal público português com a TVE, num enredo que reúne nomes bem conhecidos do meio artístico nacional com talentos do país vizinho. A produção conta com a chancela da Coral Europa e da Atlantia Media e tem data de arranque de filmagens marcada para o próximo dia 14 de junho, com a narrativa a passar por Cáceres, Lisboa, Cascais e a Comunidade de Madrid. 

Um período de extrema seca atingiu o sul da Península Ibérica, com as albufeiras a atingirem valores baixos que se tornam históricos. Perante o recuo das águas, povoações que ficaram inundadas há décadas ficam agora a descoberto, como é o caso de Campomediano. Nas ruínas do que outrora foi uma zona de habitação são encontrados os esqueletos de dois homens, cuja morte esconde um crime hediondo que foi ocultado durante anos a fio. Este é o pontapé de saída para que duas famílias até então separadas pelos dois lados da fronteira sejam envolvidas numa investigação onde todos os personagens se vão envolver para dar origem a consequências imprevisíveis escondidas pelo perpetuar dos anos em que a água manteve tudo submerso.

Arturo Ruiz e Daniel Corpas assumem o argumento que tem consultoria e adaptação para Portugal de Sara Rodi, que colaborou nas equipas de escrita de Resistirei, Vingança, Maternidade, Massa Fresca e mais recentemente como consultora em Golpe de Sorte, produzida, também pela Coral Europa. Oriol Ferrer e Joaquín Llamas serão os realizadores do projeto e este último avança alguns dos detalhes de criação de Crimes Submersos: “Surge da necessidade de incluir um problema que é constante e que tem um forte impacto na Península Ibérica, a falta de gestão da chuva e da água, utilizando-a como ponto de partida de uma história que afeta as pessoas de ambos os lados da fronteira”, refere o realizador acrescentando em comunicado que esta será uma história que vai prender quem vê pela viagem emocional dos seus protagonistas. 

Elena Rivera que integrou as versões espanholas de Conta-me Como Foi e Ministério do Tempo assume o papel principal ao lado de Rodolfo Sancho, da série Mar de Plástico, e Miryam Gallego, que entre outras produções conta com o drama juvenil Águia Vermelha no currículo. Miguel Ángel Muñoz e Juan Gea completam o elenco do lado do país vizinho e assumem contracena com Margarida Marinho, Marco D’Almeida, Guilherme Filipe e Soraia Chaves no elenco desta nova aposta da RTP que contará com um total de oito episódios e que se pretende incluir na jornada de internacionalização dos projetos na área da ficção lançados pelo canal estatal.