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CNN chega a Portugal e assume lugar da TVI24 na Média Capital


O anúncio que surpreendeu o país na última segunda-feira, dia 24 de maio, a CNN está a chegar a Portugal. O canal que é um dos mais reconhecidos veículos de informação televisiva terá uma subdivisão nacional gerida pela Media Capital, empresa detentora da TVI, que dará assim um novo passo na diversificação da informação extinguindo o canal de notícias da estação, a TVI24, para abrir portas à criação da CNN Portugal onde um dos objetivos é a transmissão de notícias 24 horas por dia e a aposta no talento e formação dos integrantes das estruturas do canal.

“Com este acordo abre-se um novo capítulo na história da televisão em Portugal, uma vez que se trata de uma parceria com uma das mais inovadoras, influentes e prestigiadas cadeias de televisão a nível mundial”, refere o comunicado emitido pela Média Capital no início da tarde da última segunda-feira. Na mesma nota de intenções, a empresa refere que “a CNN é uma referência global de topo na informação rigorosa, livre e independente. O Grupo Media Capital partilha estes valores e considera da maior relevância para o futuro do audiovisual português este acordo e o sucesso desta parceria”

A chegada da CNN Portugal coloca um ponto final na jornada da TVI24, o canal de informação de marca própria da TVI, que deverá ceder o seu espaço à CNN no decorrer deste ano, esperando-se que a transição esteja completada no último trimestre. Mário Ferreira, principal acionista da Média Capital foi convidado no principal bloco noticioso da TVI, o Jornal das 8, onde deu algumas novas informações sobre o projeto. Inicialmente traduz-se num rebranding do canal que temos, o TVI24 que lhe chamámos TVI24, mas na verdade em Portugal neste momento não existe nenhum canal que transmita notícias 24 horas”, indica o empresário reforçando que esta é uma aposta segura por se tratar de uma janela aberta para o mundo, valorizando não só o país mas, também, os profissionais da casa.

Estamos já há alguns meses a trabalhar neste projeto, tencionamos no último trimestre deste ano, estar no ar, dependemos obviamente da autorização final da ERC para o rebrading”, anuncia Mária Ferreira indicando que esse processo burocrático deverá estar concluído no último trimestre do ano, com a saída de cena da TVI24. Grande parte da redação de informação da TVI deverá seguir para este novo desafio, não sendo, para já, conhecido o impacto que esta divisão entre marcas trará às grelhas de programação do canal Quatro.