Header Ads

“1618” é o filme português mais premiado de sempre

A longa-metragem histórica 1618, com produção da LightBox e realização de Luís Ismael, continua a somar distinções nas exibições em circuito fechado. O filme  recebeu já mais de sessenta galardões em festivais de cinema ao redor do mundo, tornando-o no filme português mais premiado de sempre além fronteiras. Francisco Beatriz e Pedro Laginha assumem os principais papéis do projeto que dá continuidade aos eventos de A Luz de Judá, projeto anterior da parceria entre o realizador português e a Comunidade Judaica do Porto.

O enredo do filme leva-nos, tal como o título indica, ao ano de 1618 para nos apresentar a perseguição da Santa Fé aos Judeus, que partem para Amesterdão a bordo de uma nau quinhentista, com o recurso a um som, grafismo, imagem e 3D que fogem do padrão. “Com as denúncias de que a comunidade judaica se está a instituir na cidade do Porto, a Santa Fé, trazida pelo personagem de Francisco Beatriz, vai procurar arrasar com os judeus e trazê-los para Coimbra de forma a prendê-los é mais tarde matá-los. A fuga da comunidade de Judeus é a base da história que procura sair de Portugal em direção Flandres, Holanda, para se proteger”, avança fonte da produção ao Fantastic


Sucesso aclamado no estrangeiro, a película já conquistou prémios em cidades como Chicago, Barcelona, Florença, Nova Iorque, Vancouver, Istambul, Jaipur, Kansas, Milão, Estocolmo e Toronto e promete continuar a somar presenças nos vários certames dedicados à sétima arte pelo mundo, levando o projeto além fronteiras e garantindo mais galardões até à apresentação de 1618 nas salas de cinema nacionais. 


Ainda sem data de lançamento prevista em Portugal, a longa-metragem tenta agora encontrar o melhor momento para chegar ao público nacional em circuito aberto numa fase em que a pandemia do novo coronavírus já permite o funcionamento da maioria dos cinemas mas continua com restrições de público. Heitor Lourenço, Paulo Manso, Catarina Lacerda, Mafalda Banquart, Afonso Pacheco, Pompeu José, Jorge Pinto, Nuno J. Loureiro, Marcos Kontze, Rui Neto, Hugo Olímpicos e Fernando Soares são alguns dos nomes que compõem o elenco desta produção histórica.