“Sombra” conquista dois prémios no Festival de Cinema Barcelona Sant Jordi
Enquanto aguarda uma nova data de lançamento depois de a pandemia ter alterado os calendários das salas de cinema, Sombra, a próxima longa-metragem de Bruno Gascon, continua a fazer sucesso além fronteiras. O filme que tem por base factos verídicos conquistou o prémio de Melhor Obra e o galardão Filme-História, que distingue o projeto com melhores valores históricos, no Festival de Cinema Barcelona Sant Jordi. Este é o segundo projeto cinematográfico do realizador e tem conquistado a crítica nas exibições em circuito fechado, a estreia nas salas nacionais deverá acontecer ainda em 2021.
“Neste filme conto a história de uma mãe que, apesar de todos os obstáculos que encontra, não aceita desistir de lutar para encontrar o seu filho de 11 anos, que desapareceu de forma misteriosa. O filme segue a história desta mulher e da sua família ao longo de quatro anos diferentes: 1998, 2004, 2011 e 2013”, apresenta Bruno Gascon na nota de intenções que acompanha a exibição do filme no festival da cidade espanhola, citada pela agência Lusa. Na preparação do projeto, o realizador conversou com várias famílias cujas crianças desapareceram, sendo que o caso verídico de Rui Pedro foi a principal fonte de inspiração para o desenvolvimento do argumento.
Com a produção da Caracol Protagonista, Sombra conta com Ana Moreira no principal papel, num elenco que conta com Vítor Norte, Sara Sampaio, Tomás Alves, Joana Ribeiro, Ana Bustorff, Miguel Borges e José Raposo, entre outros. Os direitos de transmissão para televisão foram adquiridos pela RTP, que à semelhança de outros projetos de cinema vai transmitir no pequeno ecrã uma versão alargada da película em formato de minissérie com cenas extra às que vamos poder acompanhar nas salas de cinema. Sombra sucede a Carga, primeira longa-metragem do cineasta, e conquista mais duas distinções numa altura em que Bruno Gascon já roda o seu próximo trabalho, Evadidos.
Comente esta notícia