Header Ads

Netflix reforça catálogo com cinema português

A partir de 21 de maio a Netflix terá ficção nacional para oferecer aos seus subscritores. Enquanto Glória, a primeira série portuguesa com o selo de original da plataforma de streaming, aguarda pela revelação da data de estreia, será o cinema a fazer as honras da casa com duas longas-metragens a reforçarem o catálogo do serviço. Virados do Avesso, de Edgar Pêra, Bad Investigate, de Luís Ismael, e a adaptação cinematográfica de Os Maias, realizada por João Botelho, são as três estreias que marcam a aposta da Netflix nas produções da sétima arte de Portugal.

Protagonizada por Diogo Morgado, Diana Monteiro e Jorge Corrula, Virados do Avesso é uma comédia divertida em que João, o personagem central da história, vive uma experiência de amnésia e se esquece que é homossexual, passando, inclusive, a ter desejo sexual pela sedutora Isabel. Quando se apercebe do que aconteceu com o seu namorado, Carlos, fica desesperado e tenta fazer de tudo para recuperar a memória de João. Um romance divertido da autoria de Henrique Dias, Roberto Pereira e Frederico Pombares que brinca os estereótipos e preconceitos sem nos deixar de fazer rir à gargalhada.


Num tom mais sério, chega ao catálogo da Netflix a adaptação para o grande ecrã de um dos maiores clássicos da literatura nacional, Os Maias, na visão de João Botelho sobre a obra de Eça de Queiroz, focada nos conflitos e relacionamentos familiares. Com o segredo a ser o grande fio condutor, a película lançada em 2014 acompanha o crescimento da relação afetiva entre Carlos da Maia e Maria Eduarda numa tragédia que se vai adensando expondo a fragilidade das emoções e as ligações incestuosas da família Maia. Uma co-produção entre Portugal e o Brasil que conta com Graciano Dias, Maria Flor, Pedro Inês, João Perry, Maria João Pinho, Adriano Luz, Filipe Vargas, Marcello Urgeghe, Pedro Lacerda, Rita Blanco, entre outros.

 

Já a história de Bad Investigate começa quando  Romeu, um subcomissário da polícia "corrupto-até-à-medula" obriga dois canastrões que tem no bolso, Alex e Cid, a ludibriar o agente Sam Folkes do FBI, o caldo está internacionalmente entornado. A sua missão de perseguir Xavier, um perigosíssimo traficante em rota de vingança, tem tudo para correr mal.O filme conta com Francisco Menezes, Luis Ismael, JD Duarte, Robson Nunes, Eric da Silva e Enrique Arce nos principais papéis.


Para além da Netflix, também no catálogo da HBO Portugal podemos encontrar vários títulos de sucesso com o cunho português, naquele que foi o primeiro serviço de streaming a apostar na disponibilização de longas-metragens portuguesas no meio digital. 

 

Entre os títulos da categoria Cinema Português do acervo da HBO Portugal podemos encontrar o sucesso recente Mosquito, de João Nuno Pinto, Malapata e Solum, da SLX Productions, o êxitos Call Girl e Parque Mayer, realizados por António-Pedro Vasconcelos, Leviano, o primeiro filme de Justin Amorim, os clássicos Cinzento e Negro e A Outra Margem, de Luís Filipe Rocha, a trilogia As Mil e Uma Noites, do realizador Miguel Gomes, São Jorge, que firma mais uma parceria de Nuno Lopes com Marco Martins, e Sangue do Meu Sangue, uma das grandes obras da carreira de João Canijo, entre muitos outros.