Filmes da Warner Bros. voltam a ter estreia exclusiva nos cinemas em 2022
No final de 2020, a Warner lançou para o mercado uma iniciativa inédita. Devido à pandemia do novo coronavírus e com as salas de cinema no mundo a funcionarem com limitações diferentes em cada país, os vários blockbusters com estreia marcada para 2021 ganharam um lançamento híbrido, com estreias simultâneas no cinema e no streaming. A medida gerou controvérsia e várias críticas de algumas figuras importantes do meio cinematográfico e será revertida no arranque do próximo ano. A partir de 2022, a janela de lançamento entre as salas e o HBO Max continuará curta mas cede as primeiras visualizações às grandes salas.
“Acho justo que vá exclusivamente aos cinemas antes de ir para a HBO Max, depois dos cinemas”, referiu Jason Kilar, CEO da Time Warner em entrevista ao Collider, citado pelo site Omelete. De acordo com as declarações do responsável a medida será aplicada apenas a partir de 2022, cumprindo a promessa deixada anteriormente ao público e que impulsionou o número de novas subscrições do serviço de streaming que pretende concorrer a um lugar de topo dentro do mercado liderado atualmente pela Netflix, com uma aproximação da Disney+ no arranque de 2021. Apesar das boas audiências registadas pelas longas-metragens, as críticas de figuras como Christopher Nolan ou Lin-Manuel Miranda parecem ter surtido efeito para a mudança de estratégia.
A releitura de Dune e o novo filme de Suicide Squad, com a participação da atriz Daniela Melchior, são algumas das produções que se vão manter no modelo híbrido, com lançamento simultâneo. Contudo, o novo e muito aguardado The Batman, que traz Robert Pattinson na pele de Bruce Wayne já ficará fora desta equação e terá um primeiro período de lançamento nas grandes salas. Na mesma entrevista ao Collider, Jason Kilar reforçou que a pandemia poderá voltar a baralhar as contas e que todas as decisões tomadas poderão ter de ser revertidas em detrimento das medidas que assegurem a saúde pública ou adaptadas em alguns países. Em Portugal, está previsto que o HBO Max chegue no verão de 2021.
Comente esta notícia