Header Ads

"Um Jantar Muito Original" é o próximo telefilme da série "Trezes" e estreia sexta-feira na RTP1

Foto: Direitos Reservados / RTP
Alexander Search (heterónimo de Fernando Pessoa) é o autor que se segue na lista de adaptações televisivas do projeto Trezes, desenvolvido pela RTP. Com realização de Leandro Ferreira e argumento de Miguel Simal e Leandro Ferreira, o telefilme chega ao pequeno ecrã na sexta-feira, dia 5 de março, às 23 horas.

A ação acontece em 1907, quando a Câmara do Porto acaba de ser ganha pelos republicanos, em plena monarquia, a três anos de distância da revolução. As ideias republicanas vão-se impondo e as instituições monárquicas começam a ser abaladas. Porém, a Sociedade Gastronómica de Lisboa resiste e aparentemente é um dos mais sólidos bastiões da monarquia. Mas ventos de mudança sopram dentro das paredes da tradicional e conservadora Sociedade. 

Um jovem membro, o Dr. Duarte Rodrigues (Tomás Alves), decide disputar a presidência, ocupada pelo misterioso Prositt (Miguel Loureiro), que fez fortuna em África. Duarte não quer trair o ilustre presidente, pois este encontra-se desgastado e perdidamente deslumbrado com a liderança. Contudo, Duarte consegue de forma ardilosa convencer os outros, que o convencem a ele próprio, a avançar para a presidência, servindo-lhes para isso, num jantar de tomada de poder, um prato de inesperada excelência e muito original.

Com a produção da Marginal Filmes, Tomás Alves, Miguel Loureiro, Beatriz Barosa, João Cabral, Jorge Pinto, Flávio Gil, Jorge Silva, Rosa Bela e Lourenço Henriques assumem os papéis principais de Um Jantar Muito Original