Header Ads

"Santiago" é o primeiro livro de Ruben Leonardo

Foto: Direitos Reservados
 
Santiago é o nome do primeiro livro do ator Ruben Leonardo. Conhecido do grande público pelos papéis que interpretou em criança, Ruben participou em produções como Mistura Fina, Aqui Não Há Quem Viva ou Chiquititas. O jovem artista lança-se agora como escritor, nesta que é a sua primeira publicação, a consequência de uma paixão pela escrita que surgiu desde cedo.
 
"Desde muito novo, sempre quis escrever. Lembro-me de um dia, acordar depois de um sonho relacionado com cobras, ainda criança, e começar a escrever no computador da minha mãe! Mais tarde, já pré-adolescente, ganhei o gosto pelo hip-hop e escrevia rimas constantemente, tanto nas aulas como em casa. Até que houve um dia, já há três anos sensivelmente, que decidi escrever um livro", revelou Ruben Leonardo ao Fantastic.
 
O autor de Santiago começa por dizer-nos que, inicialmente, "tinha uma ideia completamente diferente do que iria escrever e ia tirando apontamentos enquanto trabalhava", mas quando decidiu a base da sua história, começou a escrever "sempre que tinha algum tempo livre" para tal. "Fosse no trabalho, em casa, ou no café. E, com calma e muitos capítulos apagados depois de escritos, concluí este Santiago", confessa o ator.

Santiago tem como protagonista uma personagem com o mesmo nome, "um jovem estudante, que vive com a mãe e que procura alcançar o seu sucesso pessoal e profissional", mas que acaba por ter que enfrentar alguns obstáculos. "Ele é uma pessoa muito emotiva e ligada aos seus. Fiel às suas ideias, toma a decisão de ir estudar para fora. O destino decide intervir e, não só conhece uma rapariga por quem se apaixona, como conhece pessoas que quer levar para a vida. Este destino decide também colocar pessoas do passado na sua vida novamente, o que vai levar a muitas dúvidas, problemas e situações caricatas", conta-nos ainda o autor do livro.
 
"A ideia era muito básica. Sabia que seria um romance mas não tinha algo concreto em que me basear. Até que, depois de dar asas à imaginação, começou a sugir naturalmente. Sempre com alguns ajustes e alguma crítica que pedia a amigos, consegui concluir este primeiro livro, do qual me orgulho bastante", adianta ainda Ruben Santiago.

Depois de concretizado o livro, o autor procurou a maneira mais eficaz para o publicar, algo que o levou a enfrentar algumas dificuldades. "Um dos grandes problemas que verifiquei até publicar o livro foi a falta de apoio e facilidades para quem quer publicar algo pela primeira vez. Felizmente, tive duas editoras que quiseram agarrar no projeto mas, também devido à pandemia, decidi aguardar e publicar digitalmente em nome próprio", explica-nos. O livro está à venda na Amazon e pode ser adquirido em https://www.amazon.com/dp/B08YX3WWL3

Depois de Santiago, Ruben Leonardo espera continuar a escrever "Foi um gosto enorme todo o processo e quero continuar a poder publicar e sentir esta satisfação pessoal constantemente. Neste momento, tenho mais dois livros encaminhados. Outro romance fictício e um policial baseado em factos verídicos que, espero, possa retratar uma história da maneira que eu a vejo. Querendo continuar nos romances, quero também experimentar outras categorias que me possam desafiar e fazer com que eu me sinta pronto para ultrapassar todas as barreiras", conclui, em conversa com o Fantastic.