Header Ads

"Metamorfose" é o novo projeto da Onírico Filmes que mostra "o potencial de cada intérprete"

Foto: Direitos Reservados
 
Metamorfose é o mais recente projeto da Onírico Filmes, que tem como grande objetivo dar a conhecer o pontecial de vários atores portugueses, através da produção de pequenos showcases, protagonizados pelos mesmos. O Fantastic falou com Henrique Prudêncio, responsável pelo projeto, que nos explicou melhor o conceito de Metamorfose.

"Este é um projecto de apresentação de ator, criado para o próprio, de uma forma totalmente personalizada. Quer-se uma narrativa de 3 a 5 minutos, onde se possa ver o potencial de cada intérprete, o seu alcance emocional e o género em que se querem inserir. A forma mais prática de apresentar este projecto é criarmos com o ator uma cena que pareça saída de um filme onde ele possa ser um verdadeiro protagonista", começa por explicar Henrique Prudêncio ao Fantastic.

Da ideia à concretização, todos os intervenientes acabam por ter um papel ativo e até os atores participam no processo criativo  "Se eles tiverem ideias que sempre quiseram interpretar, textos que sempre quiseram dizer ou apenas uma ideia de pura expressão corporal, com uma qualidade cinematográfica, a Metamorfose serve para isso. Serve para substituir ou complementar o showreel tradicional, que na minha óptica está datado", adianta ainda o responsável pelo projeto.

"Sempre apreciei o trabalho dos atores e sempre quis experimentar e trabalhar com os mais diversos intérpretes. Estava a ver um showreel de um ator, que não tinha tido protagonismo, só tendo conseguido papeis secundários ou de figuração, e fiquei totalmente vazio, sem conseguir avaliar se o ator era bom ou não. E acabei por me lembrar de uma forma de apresentação de atores que o Núcleo Casulo, uma marca cinematográfica criada por Rodrigo Saraiva e o Afonso Pimentel, tinham feito há 10 anos", conta-nos também Henrique Prudêncio.

O realizador explica que este projeto de 2011 "implicava criar uma micro-história, para valorizar o ator em específico, para lhe dar o protagonismo que ainda não teve", algo que tentou recuperar para este projeto, Metamorfose. "Tentei adaptar esse conceito para a linguagem da Onírico Filmes, renová-lo e aplicá-lo para os dias de hoje. Por isso, tal como tudo na vida, a ideia não é original, apenas estamos realmente a efetivá-la e a apostar nela porque acreditamos com todas as nossas forças que é uma excelente ferramenta para um ator", acrescenta.

Para Henrique Prudêncio, o timming para lançar este formato "não podia ser melhor", uma vez que acredita que estamos "numa altura em que se fala, mais uma vez e como sempre, no papel da dignificação dos atores e de valorizar a sua formação", sendo por isso preciso "dar novas ferramentas aos directores de casting para fazerem escolhas mais conscientes".

"Não é o número de seguidores numa rede social, não é se são considerados bonitos pelos padrões de beleza em vigor, é sim e deveria ser sempre, pela forma como abordam o texto, como o interpretam, como brilha o olhar em frente de uma câmara, pelo naturalismo associado. Este é um projecto que não valoriza as coisas superficiais, mas sim o que realmente importa na arte de representar em frente de uma câmara", acredita Henrique.
 
Foto: Direitos Reservados

Até agora, Metaformose já contou a com a participação de dois atores, Leonor Alecrim e Gonçalo Norton, uma escolha que aconteceu de forma natural, tendo em conta o conceito do projeto, uma vez que Henrique Prudêncio não conhecia verdadeiramente o trabalho dos dois, embora já tivesse algumas referências anteriores. "A Leonor já conhecia pelo seu trabalho no teatro, mas nunca tinha realmente visto nada em câmara. O Gonçalo conheci apenas por circunstância num trabalho que ambos fazíamos e sabia que ele estava a tirar o curso de ator", explica o realizador.

A partir daqui, "ambas as escolhas foram feitas com o propósito e o conceito das metamorfoses em mente", despoletado pela "curiosidade em saber e não ter forma de satisfazer essa curiosidade". Com o projeto Metamorfose é, assim, possível "como é estar em set com estes atores e, ao mesmo tempo, criar um vídeo para outros realizadores e diretores de casting saberem quem eles são e o seu potencial".

Depois destas duas primeiras participações, já existem outros atores pensados. Mas o projeto está aberto a qualquer interessado. "Já nos contactaram de forma direta após visualizarem os primeiros Metamorfoses. A Matilde Calado, que é a diretora de produção da Onírico Filmes, tem uma excelente relação com a Mia Tomé, por isso será a nossa próxima Metamorfose. Também já tinha apalavrado um showcase destes na fase de concepção com a Anna Eremin que quero efetivar".

Os atores que tenham interesse em fazer parte desta Metamorfose da Onírico Filmes podem contactar a produtora atrvés das suas redes sociais -  Instagram ou Facebook -, assim como pelo
site www.oniricofilmes.com ou pelo e-mail producao.oniricofilmes@gmail.com

Vê os dois vídeos protagonizados por Gonçalo Norton e Leonor Alecrim: