“Causa Própria” é uma das próximas apostas da ficção da RTP
Com uma aposta vincada nas séries, continuam a surgir novos detalhes das próximas obras de ficção da estação pública. Aos projetos já conhecidos, junta-se agora Causa Própria, produzido pela Arquipélago Filmes e que deverá chegar aos ecrãs entre o final de 2021 e o início de 2022. Rui Cardoso Martins, um dos responsáveis pelo sucesso Sul, assina o argumento desta nova produção que trará um leitura televisiva das crónicas do mesmo autor no livro Levante-se o Réu.
A série de oito episódios trará para o ecrã alguns dos casos relatados em Levante-se o Réu navegando entre a comédia e o drama com a justiça a servir de fio condutor. Editada em 2015, a obra literária que serve de base para o argumento de Causa Própria baseia-se num trabalho de pesquisa de Rui Cardoso Martins, que ao longo de mais de vinte anos acompanhou mais de setecentos casos em sessões públicas no tribunal e transpõe para o livro algumas das situações a que assistiu durante as audiências. Na adaptação para a RTP, Rui Cardoso Martins volta a reunir-se com Edgar Medina, que assume o posto de co-criador desta nova produção.
De recordar que o canal estatal tem em diferentes fases de produção mais de vinte novas séries, de diferentes géneros e formatos, que vão ocupar o horário nobre do canal, mas que têm como ponto de arranque a perspetiva de se estenderem ao mercado de streaming na RTP Play, ou em plataformas internacionais com lugares no sistema nacional. Até Que a Vida Nos Separe ocupa atualmente a principal faixa de ficção original da estação pública e deverá ser substituída por Vento Norte a partir do próximo mês de abril, numa nova viagem histórica que promete surpreender e inovar na estética e argumento.
Comente esta notícia